Após a solenidade, a plateia, composta principalmente por jovens, acompanhou palestra com Márcio Alves, líder da Comunidade Ainda não é o fim. Foto: Mariana Czamanski.

No fim da tarde da última sexta-feira (19), no Teatro Dante Barone, foi instalada a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Suicídio, iniciativa da deputada Eliana Bayer (Republicanos). Após a solenidade, a plateia, composta principalmente por jovens, acompanhou palestra com Márcio Alves, líder da Comunidade Ainda não é o fim.
Eliana Bayer disse que o tema é difícil, mas é preciso falar sobre ele. Destacou que o Rio Grande do Sul enfrenta o aumento do índice de suicídio na população, com quase quatro casos diários, sendo o estado com maior taxa de suicídios no Brasil. “Cada número representa uma vida perdida, um futuro interrompido, famílias destroçadas e comunidades desamparadas”, afirmou a parlamentar. Ela explicou que a Frente Parlamentar vai atuar para fomentar a conscientização e a prevenção ao suicídio e estimular políticas públicas direcionadas à saúde mental da população.
Também se manifestaram o deputado Gustavo Victorino (Republicanos); a mentora de mulheres Silvana Oliveira; a terapeuta educacional do setor de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde, Miriane Oliveira; a coordenadora do Centro de Valorização à Vida, Arlei Weide; o subdefensor público-geral para Assuntos Administrativos, Marcelo Candiago; a promotora Liliane Dreyer da Silva Pastoriz, representando o Ministério Público do RS; e a deputada federal Franciane Bayer (Republicanos/RS). Ainda estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual de Educação, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Estadual de Trânsito, entre outros.
Compartilhe essa notícia: