Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador do estado, Eduardo Leite, realizou uma visita ao município de Muçum nesta quinta-feira (7) para avaliar os estragos causados pela recente enchente que afetou a região. Acompanhado pelo coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Luciano Boeira, e pelo seu parceiro, Thalis Bolzan, o governador se encontrou com o prefeito Mateus Trojan e percorreu as ruas da cidade, demonstrando preocupação e solidariedade com as vítimas da catástrofe.

Durante a visita, Leite reafirmou o compromisso do governo em fornecer os recursos necessários para a recuperação das cidades do Vale do Taquari, duramente atingidas pela enchente. Ele garantiu que não faltarão recursos financeiros e humanos para apoiar a reconstrução das áreas afetadas.

“Não faltarão recursos, nem financeiros e nem humanos, para a reconstrução dos municípios do Vale do Taquari. O governo está totalmente mobilizado nesse processo de recuperação das cidades e de auxílio a quem teve perdas humanas e materiais. Nós vamos colocar essa cidade em pé muito antes do que as pessoas imaginam”, assegurou o governador.

Leite informou ao prefeito a liberação de R$ 1,5 milhão em horas-máquina para auxiliar nos esforços de reconstrução, tanto em Muçum quanto em Roca Sales, outra cidade afetada pela enchente. Além disso, ele fez um apelo para que as pessoas evitem visitar as áreas atingidas a menos que estejam envolvidas diretamente nos trabalhos de reparo.

“A solidariedade do povo gaúcho é enorme e a gente vê isso todos os dias. Há um movimento muito forte de auxílio e apoio ao Vale do Taquari, mas pedimos que as pessoas interessadas em fazer doações concentrem a entrega desses materiais nos pontos de coleta. As cidades atingidas pela enchente estão em uma situação de calamidade, e o aumento da circulação de pessoas prejudica a reconstrução”, explicou Leite.

Atualmente, a Defesa Civil Estadual está solicitando doações, com ênfase em colchões e itens para a limpeza dos locais afetados pela enchente, como parte dos esforços de recuperação em andamento.

Compartilhe essa notícia: