
Fotos: Mauricio Tonetto/Divulgação
O governador Eduardo Leite fez um anúncio importante durante uma entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (6) no auditório da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado. Ele revelou que está em processo de elaboração um decreto que declarará estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
O pedido de suspensão dos desfiles foi compreendido pelo comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, devido ao clima de consternação que se abateu sobre o Estado em decorrência das mortes causadas pelas enchentes.
Para as celebrações do Dia da Independência, estava previsto o emprego de efetivo e viaturas das forças de segurança estaduais, incluindo a Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil, o DetranRS e o Instituto-Geral de Perícias.
O cancelamento dos desfiles visa permitir a concentração de forças nas operações de resgate e no auxílio à população afetada. Leite ressaltou a mobilização de 180 militares do Exército para atendimento nas áreas atingidas e a disponibilização de maquinário para auxiliar na organização e reconstrução das cidades mais impactadas pelas enchentes.
O governador enfatizou a importância de todos se dedicarem ao suporte às pessoas e comunidades atingidas, desde assistência médica até provisões básicas. Ele afirmou que a melhor maneira de homenagear a pátria neste momento é trabalhando incansavelmente para ajudar aqueles que foram afetados.


