O governador Eduardo Leite anunciou, ontem (30), novas medidas de combate à estiagem no Estado e apoio à agricultura familiar. Ele subiu em um palanque da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), em frente ao Palácio Piratini, e discursou para os agricultores.
O governador prometeua efetivação da anistia do Programa Troca-Troca de Sementes, a prorrogação do Programa de Sementes Forrageiras, a liquidação dos pagamentos pendentes do SOS Estiagem e a criação de uma força-tarefa envolvendo a Fetag e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Os agricultores se mobilizaram no local para cobrar a posição do governo em relação à crise causada pela estiagem.
Leite determinou, também, a criação de um grupo envolvendo a Fetag e a SDR com a finalidade de desenvolver programas voltados para a agricultura familiar, com recursos próprios do Estado. “Queremos ajudar a reduzir ainda mais os custos desses programas e desenvolver ações que atendam às necessidades dos nossos agricultores familiares”, destacou o governador.
Outra medida anunciada consiste na liquidação, em até 15 dias, dos pagamentos pendentes do SOS Estiagem, contemplando cerca de 700 famílias.