A política de extrema-direita, Giorgia Meloni, foi confirmada como a próxima governante da Itália, que assumirá o poder no final de outubro. É a primeira vez desde 1945 que o país será governado por uma liderança pós-fascista.
A aliança de direita conquistou 43% dos votos nas eleições legislativas. A coalizão é formada pelo partido Irmãos da Itália, liderado por Meloni, Liga, do ex-vice Primeiro-Ministro, Matteo Salvini, e Força Itália, do ex-primeiro-ministro, Silvio Berlusconi. Somados, os três partidos terão 237 das 400 cadeiras na Câmara dos Deputados e 115 das 200 vagas do Senado. Confira o resultado das eleições italianas:
Irmãos da Itália: 26%
Partido Democrático: 19%
Movimento 5 Estrelas: 15,4%
Liga: 8,8%
Força Itália: 8,1%
Aliança Ação: 7,8%
Em seu primeiro discurso após confirmado o resultado das eleições, Meloni falou em governar para todos os italianos. “Se fomos escolhidos para governar este país, nós faremos para todos os italianos, com o objetivo de unir as pessoas e de nos concentrarmos naquilo que nos une, e não no que nos divide”.
A próxima premiê italiana ficou conhecida por criticar direitos LGBTQIA+, defender a saída da Itália da União Europeia e combater à imigração. Meloni será a primeira mulher a governar o país.
Foto: REUTERS/Alberto Lingria