Foto: Mariana Czamanski/ALRS

Nesta quinta-feira (05), a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou um ofício ao governador Eduardo Leite (PSDB), questionando quais serão as medidas de prevenção adotadas pelo Estado para o novo ciclone que se aproxima no Rio Grande do Sul. Com previsão de rajadas de vento de até 85km/h e fortes chuvas, estima-se que o volume pluviométrico fique entre 100mm e 150mm.

A preocupação da deputada é entender quais ações estão sendo tomadas para preparar os municípios diante da possibilidade de um novo ciclone e quais as recomendações estão sendo fornecidas à população. Em Porto Alegre, o vereador Roberto Robaina, também do PSOL, enviou um pedido de informações à Prefeitura, questionando quais medidas preventivas estão sendo adotadas pelo Executivo municipal.

Há menos de um mês, o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por um ciclone extratropical, causando sérios danos e deixando 15,5 mil pessoas desalojadas. Muitas regiões ainda estão em processo de reconstrução e há famílias que não puderam retornar para suas casas. Além disso, o episódio resultou em 16 mortes e diversas pessoas ainda estão desaparecidas.

O Rio Grande do Sul possui, pelo menos, 59 municípios com alto ou muito alto risco de inundações, enxurradas e alagamentos. Luciana Genro ressalta a importância de adotar medidas para evitar que esse novo ciclone agrave ainda mais a situação dessas cidades. Ela sugere a suspensão das aulas e do expediente nas localidades mais afetadas, além de disponibilizar ginásios e espaços similares para abrigar as famílias desalojadas ou que vivem em áreas de risco.

Apesar de a Defesa Civil ainda não ter emitido um alerta oficial, é importante estar preparado para a possibilidade de uma nova onda de desabrigados e/ou pessoas em situação de risco, assim como novos danos e prejuízos aos municípios do Rio Grande do Sul. A deputada Luciana Genro destaca a necessidade de ações preventivas e de proteção da população diante desses eventos climáticos.

Compartilhe essa notícia: