O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que pretende recriar o Ministério da Segurança Pública caso vença a eleição para a presidência. A promessa foi realizada hoje (20), em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro. De acordo com o candidato, o foco da pasta será o combate ao tráfico de armas e drogas na Fronteira. “Nós vamos ter que construir policiais especiais, uma nova polícia nacional que possa dar conta do recado”
Para Lula, existe uma necessidade de aumentar o controle sobre a venda de armas, tarefa que também caberá ao novo ministério. “Nós, com o Ministério da Segurança, vamos estabelecer um novo padrão de controle. Não é possível que a gente não tenha nenhum controle das armas que são vendidas nesse país”, acrescentou.
O petista criticou as ações que facilitaram a compra de armas e munições nos últimos anos. Para Lula, as medidas beneficiaram as organizações criminosas. “O que nós estamos vendo é o narcotráfico se preparando, se modernizando, com autorização do governo, para poder enfrentar não só a polícia, mas a tranquilidade da sociedade brasileira”, declarou.
Na entrevista, Lula ainda defendeu mudanças na legislação sobre drogas, para evitar que os usuários sejam criminalizados. O ex-presidente argumentou que o usuário “precisa de tratamento, de recuperação”.