Dinheiro entrando

O Impostômetro atingiu 1 trilhão e 500 bilhões de reais no final da manhã de ontem.

No começo da manhã desta terça-feira, o Impostômetro registrava 1 trilhão e 504 bilhões de reais.

O placar eletrônico reúne todos os tributos arrecadados pelos governos federal, estaduais e municipais: impostos, taxas, contribuições com multas, juros e correção monetária. É mantido pela Associação Comercial de São Paulo, pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e pela Fecomércio/RS. Tem supervisão do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário.

Fontes

Para o levantamento das arrecadações federais, são utilizados dados da Receita Federal, da Secretaria do Tesouro Nacional, da Caixa Econômica Federal, do Tribunal de Contas da União e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

As receitas dos estados e do Distrito Federal são apuradas com informações do Conselho Nacional de Política Fazendária, das Secretarias da Fazenda, dos Tribunais de Contas e da Secretaria do Tesouro Nacional.

As arrecadações municipais são obtidas por meio da Secretaria do Tesouro Nacional.

Reprises estão dispensadas

Os eleitores cansaram do xingatório entre candidatos que leva para o terreno pessoal a divergência política. Acrescentam-se nas campanhas as desgastadas denúncias de última hora, feitas quando já não há tempo para cuidadosa apuração.

Inadiável

Como representantes de toda a sociedade, os senadores, os deputados federais e estaduais mais os vereadores têm a missão de responder à pergunta: quais os passos para a reativação da Economia e a criação de empregos?

Os executivos não terão como fugir das tarefas a serem propostas.

Circunstâncias novas

Faltando 47 dias para as eleições, há uma certeza: ficarão longe da rotina das anteriores, incluindo a possibilidade de abstenção recorde.

Sem controle

Brasileiros têm feito, em média, 800 denúncias diárias à SaferNet, Organização Não Governamental que defende direitos humanos na rede. Dá para se imaginar o que acontecerá durante a campanha eleitoral.

Diferença

Nos últimos cinco anos, a receita do governo do Rio Grande do Sul cresceu 3 por cento e as despesas foram a 11 por cento. Motivo, mais do que suficiente, para tentar conter o aumento da dívida.

Faltam assinaturas

Circula pelos gabinetes da Assembleia Legislativa a proposta de estabelecer por 20 anos um limite para a despesa de cada poder. Até agora, tem apoio de 14 deputados. Para protocolar são necessários 19.

Efeito da pandemia

Em janeiro, a previsão do déficit nas contas públicas para todo ano era de 200 bilhões de reais. Irá a 895 bilhões e 800 milhões. A informação foi dada ontem pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior, durante a audiência pública no Congresso. As contas englobam o governo, os estados, os municípios e as empresas estatais.

Acima

Em 2000, quando entrou em vigor a Lei de Responsabilidade Fiscal, todos os estados superavam o limite de 60 por cento da receita para o pagamento da folha dos servidores públicos. Atualmente, informa a Secretaria do Tesouro Nacional, nove ainda não se enquadram: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Tocantins, Acre, Mato Grosso, Paraíba e Mato Grosso do Sul.

Já foi pior

A 29 de setembro de 1993, parlamentares, policiais e líderes sindicais brigaram na Câmara, quando começariam as discussões sobre a revisão constitucional. O deputado Elísio Curvo, do Mato Grosso do Sul, levou um tapa na nuca, um soco nas costas e um chute. Estava no corredor que dá acesso ao plenário.

Teve mais

Na confusão, um dirigente da associação dos policiais de Brasília foi preso com um revólver na mão durante a briga entre sindicalistas. Rapidamente, o presidente da Câmara, Inocêncio Oliveira, pediu ajuda de mil soldados para garantir a segurança.

Situação de emergência

O presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers, Glauco Humai, avalia que “a isenção de aluguel e fundo de promoção e a redução nos condomínios somaram 5 bilhões de reais”. São 105 mil lojas em 577 shoppings no país, que tiveram faturamento zerado durante meses.

Compartilhe essa notícia: