O que ficará

A História, tristemente, vai registrar que 2020 foi o ano das mortes, da superlotação dos hospitais do Sistema Único de Saúde, da insuficiência de equipamentos de proteção individual e respiradores, item essencial aos pacientes em Unidade de Tratamento Intensivo. Mais a forma caótica na compra de ventiladores e de procedimentos de distribuição e alocação de recursos.

Um dos efeitos

Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio mostra que 66,2 por cento das famílias estão endividadas. É o maior patamar desde janeiro de 2010, quando começou o acompanhamento. Passada a pandemia, a palavra mais usada será refinanciamento.

Retrato

Dado divulgado pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia expõe o grau de pobreza de parte da população: o auxílio emergencial de 600 reais, além de 1 mil e 200 reais para mães solteiras, nos três meses de vigência elevou o padrão de vida em mais de 23 milhões de lares.

Confronto com secretário

O deputado estadual Fábio Ostermann pediu à Comissão de Economia para convocar o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, que não respondeu ao convite para comparecer à Assembleia na quarta-feira. O objetivo é obter esclarecimentos sobre o caso do Mercado Livre, que recuou da intenção de instalar um grande centro de distribuição em Gravataí.

Perda de investimento

Uma audiência pública sobre o Mercado Livre se realizou na Comissão de Economia da Assembleia a 26 de junho. O subsecretário da Fazenda, Ricardo Neves, participou do encontro virtual. Conforme deputados, não conseguiu convencer sobre os reais motivos da desistência. A empresa já anunciou que escolheu Santa Catarina para sua expansão.

É um episódio que não pode se repetir no Estado, sobretudo em período de crise.

Nenhum escapou

Todos os poderes e órgãos autônomos do Estado terão congelamento nos seus gastos. Foi o fato inédito ocorrido ontem, durante a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 pela Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa. Em anos anteriores, com exceção do Poder Executivo, os demais resistiam à medida.

Iniciativa necessária

A Assembleia Legislativa aprovou, esta semana, o pedido de direcionamento de 10 milhões de reais de seu orçamento para a perfuração de poços artesianos, microaçudes e redes de água nos municípios que ainda sofrem os efeitos da estiagem, como ocorreu no primeiro semestre deste ano. As tratativas foram conduzidas pelo deputado estadual Adolfo Brito.

É preciso mudar

O novo presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul (Famurs), Maneco Hassen, foi entrevistado ontem no programa Cruzando as Conversas, da RDC TV, apresentado por Guilherme Macalossi. Expôs a intenção de forçar no Congresso Nacional a revisão do bolo tributário, que hoje tem critério extremamente injusto. A União fica com 58 por cento; os Estados com 24 por cento e os Municípios com apenas 18 por cento.

Sob atropelo do vírus

A Argentina anda tão atordoada com a pandemia que seus jornais nem registraram ontem a data da Independência, ocorrida em 1816.

O que está na memória é o 9 de julho de 1989. Um dia após a posse do presidente Carlos Menen, o governo decretou o congelamento de preços e a desvalorização da moeda austral em 115 por cento.

Em maio do mesmo ano, Menem, candidato peronista, venceu Eduardo Angeloz, da União Cívica Radical. Menem só deixou o cargo a 10 de dezembro de 1999 sob acusações de corrupção e com o país próximo da falência.

O radar aponta

O Mitsubishi UFJ Financial Group, Inc. analisou ontem para o Monitor Mercantil, do Rio de Janeiro: Ao assumir um controle gradual da pandemia, há espaço para maior recuperação durante o segundo semestre deste ano. No entanto, o ritmo de recuperação tende a ser lento em meio às fracas condições do mercado de trabalho (alto número de pessoas desempregadas e trabalhadores desalentados) e às incertezas sobre as perspectivas econômicas.”

Com rapidez

Analistas do setor avaliam: “O isolamento social esvaziou as agências e mudou a lógica de funcionamento dos bancos tradicionais. Os processos digitais também não escaparam das dúvidas e estão se reinventando.

Não para

jurometro.com.br se aproxima de 200 bilhões de reais. O placar eletrônico registra o valor pago pelo governo federal, desde 1º de janeiro deste ano, para rolar sua imensa dívida.

Compartilhe essa notícia: