Sete vereadores de Porto Alegre foram eleitos para a Câmara dos Deputados ou Assembleia Legislativa nas eleições de 2022. Com isso, as mesmas sete cadeiras ficarão vagas no legislativo da Capital, a partir de 2023. Três parlamentares da Câmara Municipal tomarão posse na Assembleia em 31 de janeiro, e quatro na Câmara dos Deputados em 1º de fevereiro.
No lugar das vereadoras eleitas do PCdoB, Daiana dos Santos (Deputada Federal) e Bruna Rodrigues (Deputada Estadual), assumem Giovani Culau e Abigail Pereira. Giovani é estudante, tem 28 anos e se tornará o vereador mais jovem da Capital. E Abigail que concorreu ao Senado em 2018 ficando em sexto lugar com 970.286 votos e em 2014 foi vice de Tarso Genro (PT) na disputa ao Piratini.
Na bancada do PT, as vagas de Laura Sito e Leonel Radde serão ocupadas por Reginete Bispo e Marcelo Sgarbossa. Reginete é socióloga e segunda suplente do senador Paulo Paim (PT). Sgarbossa, por sua vez, tem como principal bandeira o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável e já foi vereador da Capital entre 2013 e 2020.
No caso do PSOL, a eleição de Matheus Gomes abrirá vaga para o professor Alex Fraga, que também já foi vereador de Porto Alegre entre 2017 e 2020.
Já no PSDB, a cadeira do vereador Kaká D’Ávila será de Marcelo Bernardi, que disputou a sua primeira eleição em 2020 e fez 2.769 votos.
Por fim, no NOVO o lugar deixado por Felipe Camozzato será ocupado por Tiago José Albrecht, que fez 3.145 em 2020.
Foto: Ederson Nunes/CMPA