O prefeito Sebastião Melo diz ser preciso investir em um transporte coletivo que zere a emissão de poluentes a longo prazo. Foto: Cesar Lopes / PMPA

A prefeitura de Porto Alegre apresentou neste sábado (16), 108 novos ônibus que passaram a integrar a frota do transporte coletivo na cidade neste ano e já estão circulando nas ruas. Também foram apresentados os ônibus elétricos, que começarão a circular a partir de fevereiro de 2024. O prefeito Sebastião Melo anunciou também que serão 12 veículos elétricos operando no transporte coletivo ainda no primeiro semestre de 2024.

O prefeito informou que a gestão entregou, ao todo, 245 ônibus à população, sendo possível modernizar a frota mesmo com a tarifa congelada.

Os ônibus elétricos e os carregadores serão adquiridos pelas empresas que operam o sistema, contando com um investimento de R$38 milhões, com subsídio do governo municipal.

As linhas escolhidas para operarem no projeto-pilo – 178.1 Praia de Belas Elétrica e a nova linha Integradora – priorizam rotas com 180 a 230 quilômetros de extensão para garantir a utilização total da carga e reduzir a taxa de substituição com bateria de maior capacidade (>300kWh).

Os carros adquiridos são da marca Marcopolo e Caio/Eletra, as mesmas que estão trazendo seus veículos para teste. Com o projeto piloto, a estimativa é haja redução de gases de 84;39 toneladas por mês e 1 mil toneladas por ano.

Os usuários da linha 520.3 – Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora também contarão com ônibus elétrico a partir de fevereiro de 2024.

Compartilhe essa notícia: