Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A complementação da volta dos tributos sobre os combustíveis, que haviam sido retirados no segundo semestre de 2022, numa manobra do governo Bolsonaro para conter a inflação, compensará a queda no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que ocorreria com a redução dos preços nas bombas.

A finalização da reoneração do ICMS está prevista para junho, e a do PIS/Cofins para julho. Em razão das reonerações de tributos, os preços da gasolina recuarão em maio, mas já voltarão a subir em junho. No acumulado de 2023, a alta deverá ficar em torno de 13,5%. Em 2022, o preço da gasolina recuou 25,8%.

Em maio, o corte anunciado nos preços dos combustíveis deve resultar numa redução da inflação de 0,47% para 0,41%. No acumulado em 12 meses, a variação do IPCA cairia de 4,18% para 4,12%. Em junho e julho, com as reonerações de tributos nos combustíveis, a inflação deverá ficar em 0,45% e 0,39%, respectivamente, registrando altas de 3,9% e 5%, no acumulado em 12 meses.

As projeções são do economista Fabio Romão, experiente especialista em acompanhamento de preços da LCA Consultores. Os cálculos consideram a hipótese de uma nova redução de 4% no preço da gasolina, nas bombas, em julho.

Compartilhe essa notícia: