Foto: Divulgação

Foi protocolado na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que cria o “Programa Estadual Escola Segura”. O texto é de autoria do deputado  deputado Luiz Marenco (PDT). “Estamos diante de uma realidade alarmante: somente em 2022 e 2023, o número de ataques em escolas no Brasil já supera o total registrado nos 20 anos anteriores. É preciso agir”, ressaltou o deputado.

O projeto é baseado em três pilares:

1) Equipar as escolas públicas da rede estadual de ensino com câmeras de segurança integradas com Brigada Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros, além de outros equipamentos de segurança;

2) Autorizar a disponibilização de segurança armada pelo Estado, por meio de policiais militares em folga ou reformados, que serão devidamente remunerados;

3) Treinamentos anuais, no início de cada ano letivo, para professores, alunos e funcionários contra atentados e acidentes.

O parlamentar também protocolou um pedido de audiência pública junto à Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa para discutir outras políticas públicas para combater e prevenir ataques de violência nas escolas gaúchas e garantir a segurança de toda a comunidade escolar.

Compartilhe essa notícia: