Proposta prevê bolsa integral em universidades privada. Foto: Cristina Leipnitz / Procempa / PMPA

Está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1767/21, que permite a inclusão de enfermeiros nos cursos de medicina em universidades privadas, com financiamento do Governo Federal.

A proposta, de autoria do deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), permite que enfermeiros com, pelo menos, cinco anos consecutivos de experiência em hospitais públicos ou privados possam cursar medicina em universidades privadas sem a necessidade de prestar vestibular, com bolsa integral do Governo Federal garantida.

Será permitido que o profissional faça o aproveitamento da grade curricular cursada na área para concluir a segunda graduação. De acordo com o deputado, esse profissional já tem longo convívio no trabalho e ambiente hospitalar, já possuindo experiência em diversas especialidades.

Em contrapartida, os alunos beneficiados por este programa deverão, após conclusão do curso, prestar serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) com carga horário de 30 horas semanais, em hospitais públicos.

O objetivo da proposta é facilitar a formação de médicos no país, tendo em vista a escassez de profissionais de medicina no país.

Compartilhe essa notícia: