Foto: Celso Bender

A 53ª edição do Projeto Deputado Por Um Dia, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, ocorre ao longo desta segunda-feira (9). Pela manhã, os estudantes das cinco escolas participantes foram recepcionados diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza da Silveira, e sua equipe, no Vestíbulo Nobre do Palácio Farroupilha. Na sequência, participaram da abertura do programa no Teatro Dante Barone, com a presença do presidente da Assembleia, deputado Vilmar Zanchin (MDB), e do 1º secretário, deputado Adolfo Brito (PP).

Após a abertura os alunos escolhidos como líderes de suas bancadas se reuniram na sala da Presidência, para definir as matérias a serem votadas na Sessão Plenária do Estudante, que ocorre à tarde. A reunião foi conduzida pela superintendente Legislativa do Parlamento gaúcho, Ana Sofia Antunes.
Cinco projetos de lei serão deliberados na sessão, que ocorre a partir das 14h, no Plenário Bento Gonçalves, do Memorial do Legislativo. A Sessão Plenária do Estudante será transmitida, ao vivo, a partir das 14h, pela TVAL (canal aberto 11.2, portal e YouTube); pela Rádio AL e pelo Facebook.
Confira a pauta completa de votações:
  • PL 1/2023, do Partido a Favor da Educação (PFDE), que inclui a produção textual semanal como conteúdo obrigatório nas escolas da rede de ensino público estadual do Rio Grande do Sul.  Proposta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mateus Dal Pozzo, de Paraí.
  • PL 2/2023, do Partido Estudantil Valessolense (PEV), que institui o Programa de Incentivo ao Turismo Rural no Estado do Rio Grande do Sul. Proposta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Willibaldo Michel, de Vale do Sol.
  • PL 3/2023, do Partido dos Estudantes Participativos (PEP), que dispõe sobre a obrigatoriedade da criação de grêmios estudantis nas escolas da rede de ensino público do Estado do Rio Grande do Sul. Proposta da  Escola Estadual de Ensino Médio Timbaúva, de São Borja.
  • PL 4/2023, do Partido Nicolau Leite (PNL), que estabelece a obrigatoriedade de criação de espaços sustentáveis de leitura nas escolas da rede de ensino público estadual do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Proposta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicolau Leite Município, de Giruá.
  • PL 5/2023, do Partido União Jovem Consciente (UJC), que dispõe sobre a obrigatoriedade da acessibilidade a pessoas com deficiência nas escolas da rede estadual de ensino público do Rio Grande do Sul. Proposta da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, de Sapucaia do Sul.
Deputado por um Dia
O programa foi instituído por resolução da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa gaúcha em 1999 e é realizado pela Escola do Legislativo Romildo Bolzan. A proposta é aproximar o Parlamento da comunidade escolar e permitir que jovens estudantes despertem para a cidadania, conhecendo o trabalho do Poder Legislativo no fortalecimento da democracia.  O objetivo também é despertar nos alunos o interesse pelo exercício da política como formadora de novas lideranças.
Estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das escolas das redes pública ou privada do Estado do Rio Grande do Sul vivenciam a rotina de um parlamentar durante um dia, dentro da Assembleia. A preparação começa antes, em  suas comunidades, discutindo e analisando projetos que vão ser votados na sessão plenária.
Compartilhe essa notícia: