O deputado estadual do Republicanos, Gustavo Victorino, apresentou o Projeto de lei Nº 505/23 que institui a Política Estadual de Proteção e Combate ao vírus Papilomavírus Humano (HPV), com atuação em conscientização, imunização, diagnóstico e tratamento da doença.
O HPV é responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo e está associada ao desenvolvimento da maioria dos casos de câncer de colo de útero e de diversos outros tumores em homens e mulheres. Apesar da disponibilidade de vacinas que previnem em até 90% dos casos de câncer de colo de útero causados pelos tipos mais agressivos de HPV, a cobertura vacinal no Brasil ainda é insuficiente.
Os dados apontam para uma preocupante defasagem na imunização, especialmente entre meninos e na aplicação da segunda dose em meninas, comprometendo a efetividade da prevenção.
“Por ser uma doença silenciosa, que pode levar anos para manifestar algum sintoma, é que se faz necessário um conjunto de medidas preventivas e de tratamento a fim de preservar vidas”, argumenta o parlamentar que propõe, entre outras ações, a vacinação contra o HPV nas escolas.