a medida foi proposta a partir de estudos prévios, uma vez que a instalação deve ser feita em áreas específicas | Foto: Fernando Gomes / ALERS

O projeto que visa desacelerar automóveis utilizando rampas em áreas de escape nas rodovias gaúchas foi aprovado, nesta terça-feira (20), por unanimidade, na Assembleia Legislativa. O autor da medida, deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas), diz que o número de acidentes, inclusive fatais, nas estradas foi a motivação da proposta. “Queremos acabar com as mortes consideradas evitáveis no trânsito. Para isso, sugerimos a criação dessas áreas em declives acentuados, como na Serra. Essa estrutura reduz consideravelmente a velocidade dos veículos em trechos em que principalmente caminhões perdem os freios e ocasionam graves acidentes, inclusive fatais”, explica.

De acordo com o deputado, a medida foi proposta a partir de estudos prévios, uma vez que a instalação deve ser feita em áreas específicas, onde há grande quantidade de acidentes por tombamentos e colisões. “A partir de apontamentos e indicadores técnicos, os locais adequados vão receber a estrutura, seja por força do Estado, convênios, concessões ou projetos”.

Alguns exemplos que necessitam de intervenção viária são a ERS-431, em Bento Gonçalves, e a ERS-129, na “Curva da Morte, acesso secundário de Muçum. Pasin acrescentou ainda que “de acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, nos últimos 10 anos houveram 103 acidentes na ERS-431 e outros 236 na ERS-129. Ao todo foram registrados 22 acidentes fatais nas duas rodovias”.

O RS quer seguir o exemplo do estado vizinho, Santa Catarina, que conta com três áreas de escape. Juntas já foram utilizadas 513 vezes, com 798 vidas salvas, de acordo com informações da Defesa Civil catarinense.

“Então é uma solução funcional que aumenta a proteção das pessoas. Se, com isso, tivermos ao menos uma vida salva, nossa medida já valeu a pena”, diz o deputado.

Agora o projeto segue para ser sancionado pelo governador Eduardo Leite.

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