Nesta segunda-feira (12), a ministra Rosa Weber assumiu oficialmente a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). O vice-presidente do Supremo será o ministro Luís Roberto Barroso. A eleição ocorreu no dia 10 de agosto deste ano.

A ministra ocupará a presidência do Supremo até outubro do próximo ano, quando chegará aos 75 anos e deverá se aposentar. Ela assume o cargo que era ocupado por  Luiz Fux, que completou dois anos de mandato. 

Rosa Weber está no Supremo desde 2011, quando foi indicada ao cargo pela ex-presidente Dilma Rousseff. A ministra é apenas a terceira mulher a integrar o STF e a presidir a corte. Antes dela, Ellen Gracie e Cármen Lúcia compuseram e chefiaram o Supremo.

Entre os que compareceram a cerimônia, estava o vice-presidente da República Hamilton Mourão, representando o Presidente Jair Bolsonaro. O presidente do Senado Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara Arthur Lira, assim como os demais ministros do STF e outras outras autoridades também compareceram. 

Natural de Porto Alegre, a ministra é formada em Ciências Jurídicas pela UFRGS e está há 46 anos na magistratura. Dentre os cargos que já ocupou, ela foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidiu o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região e integrou o Tribunal Superior do Trabalho (TST). 

 

FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Compartilhe essa notícia: