Durante GT de Segurança Pública, Eduardo Leite defendeu que o Cosud articule mudanças legislativas no que entender necessário. Foto: Maurício Tonetto/Secom

Os governadores estaduais presentes ao nono encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) participaram de uma série de reuniões na última sexta-feira (20/10) para discutir os temas prioritários da edição, que ocorreu na capital paulista até este sábado (21/10). Os principais assuntos foram segurança pública e meio ambiente, panos de fundo de dois grupos de trabalho (GTs) dos encontros entre as equipes dos Estados, realizados no Palácio dos Bandeirantes. O governador Eduardo Leite representou o Rio Grande do Sul nas audiências.

Durante a manhã, após uma reunião reservada, os líderes dos estados participaram do GT Segurança Pública ao lado de secretários estaduais e representantes das polícias dos sete estados integrantes do Cosud (Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). As principais propostas do colegiado envolvem maior compartilhamento de dados de inteligência como forma de combate ao crime organizado, a realização de operações conjuntas entre os estados vizinhos, a defesa integrada das fronteiras e o aprimoramento da legislação penal, por meio do diálogo dos governos estaduais com suas respectivas bancadas no Congresso Nacional.

“Esse é um dos pontos em que o Cosud pode atuar: fortalecer a sua articulação política do ponto de vista federativo para fazer, junto ao Congresso, movimentos que viabilizem mudanças legislativas dentro daquilo que percebemos como necessário”, defendeu Leite.

No GT do Meio Ambiente, os governadores debateram ações conjuntas voltadas para proteção ambiental, reflorestamento e transição energética. O objetivo é transformar as discussões em ações concretas de sustentabilidade. Outro assunto que entrou na discussão foi a geração de energia renovável. Os líderes destacaram, durante o GT, as ações que já são tomadas pelos estados na área ambiental.

Compartilhe essa notícia: