Na noite deste domingo (02), foi realizada a apuração dos votos do primeiro turno da eleição para governador do estado do Rio Grande do Sul. Com 37,6%, Onyx Lorenzoni foi o candidato com mais votos e seguirá em disputa com Eduardo Leite, que conquistou  26,79% dos votos.

O segundo turno das eleições, que decidirá o novo governador do estado, está marcado para o último domingo do mês de outubro (30).

Onyx Lorenzoni

Onyx Lorenzoni nasceu em Porto Alegre, tem 54 anos e é médico veternário. Em 1994 foi eleito deputado estadual pelo PL. Cargo que ocupou por mais duas vezes, já filiado ao PFL. Em 2006, iniciou o primeiro de seus quatro mandatos como deputado federal.

Já em 2018, foi ministro de Estado Extraordinário, nomeado por Michel Temer para coordenar a equipe de transição para o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. No atual governo federal, foi Ministro-Chefe da Casa Civil, além de ter sido Ministro Chefe da Casa Civil, da Cidadania, da secretaria-geral da presidência e do Trabalho e Previdência.

Eduardo Leite

Eduardo Leite tem 37 anos, nasceu em Pelotas e é formado em Direito. Concorreu ao seu primeiro cargo eletivo aos 19 anos, não conseguindo o cargo de vereador em sua cidade natal. Na eleição seguinte, conquistou uma cadeira na Câmara municipal, permanecendo na função por um mandato, sendo eleito prefeito em 2012.

Em 2018, venceu a eleição para governador do Rio Grande do Sul. Já em 2022, renunciou ao Piratini e disputou as prévias do PSDB para a presidência da república, sendo derrotado por João Dória.

Compartilhe essa notícia: