Presidente do Simers, Marcos Rovinski, e vereador Cassiá Carpes (PP), proponente da homenagem. Foto: Cristina Beck/CMPA

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), nesta segunda-feira (22). A proposta da homenagem foi do vereador Cassiá Carpes (PP), por conta dos 92 anos da entidade.

Cassiá relembrou a criação do Sindicato, em 1931, e que foi presidido pela primeira vez por Gabino Prates da Fonseca.

História de defesa da medicina

O Simers surgiu na luta pela regulamentação da Medicina, para que somente médicos diplomados pudessem exercer a profissão. Hoje, o Simers é considerado o maior sindicato médico da América Latina. “Esta é uma homenagem singela mas muito autêntica desta Casa, pela passagem de 92 anos desta grande instituição”, afirmou o vereador.

O presidente do Simers, Marcos Rovinski, agradeceu a homenagem aos vereadores e lembrou que, quando o Sindicato foi lançado, o objetivo era regulamentar a profissão, pois, por uma ideia positivista, qualquer pessoa que se considerasse médico poderia exercer a atividade.

De lá pra cá, o Simers congrega mais de 15 mil médicos associados, atua na área jurídica, contábil, previdenciária, entre outras, para ajudar os médicos. “Neste momento, nosso objetivo é a valorização profissional, é para isso que estamos lutando. Nós vemos que cada vez mais se precariza o atendimento médico, vemos contratos precarizados, médicos que ficam sem receber e sem contrato assinado”, disse Rovinski.

Compartilhe essa notícia: