Vladimir Putin, formado na KGB, mostra ao mundo: não admite a soberania de outro país e usa a força como fazia o superado sistema soviético.
Tem história
Os desentendimentos vêm desde 2004, quando a Ucrânia elegeu um governo não alinhado com a Rússia. O episódio foi considerado pelo Kremlin como interferência do Ocidente em seu quintal.
Em 2008, a Rússia invadiu a Geórgia porque houve tentativa de aproximação com a Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Até quando suportará?
O consultor e professor Cezar Roedel, doutor em Relações Internacionais, chama a atenção para o risco do isolamento de Moscou e sua capacidade de resistência com o conflito. Parte da comparação do Produto Interno Bruto de cada país. O dos Estados Unidos atinge 22 trilhões de dólares e a China soma 15 trilhões de dólares. A Rússia não passa de 1,4 trilhão de dólares, o mesmo do Estado da Flórida.
Paralisa tudo
A Federação das Indústrias de Santa Catarina foi a primeira a se manifestar, ontem, apontando o prejuízo que a guerra provocará. No ano passado, o Estado exportou 101 milhões de dólares para a Rússia e importou 194 milhões de dólares. Além de insumos, os negócios envolvem produtos industrializados e carnes.
Precaução
Até ontem, o presidente Joe Biden não cogitava enviar tropas à Ucrânia. Em sua sala da Casa Branca estão relatórios com números trágicos. Na guerra entre as Coreias, de 1950 a 1953, morreram 37 mil militares norte-americanos e 104 mil retornaram feridos. Durante a guerra do Vietnã, de 1955 a 1975, dos militares que saíram dos Estados Unidos, 50 mil perderam a vida e 304 mil tiveram ferimentos.
Reconhecimento
Na entrevista concedida a este colunista, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargador Arminio José Lima da Rosa, destacou a participação decisiva de Assis Brasil na criação do primeiro Código Eleitoral Brasileiro, que ontem completou 90 anos.
Era das fraudes
Durante o período da República Velha (1889-1930), Assis Brasil criticou o sistema eleitoral vigente, marcado por fraudes. Naquele momento, não havia uma legislação nacional unificada para disciplinar a ida às urnas. Em muitos Estados, o Rio Grande do Sul entre eles, não havia o voto secreto. As eleições eram profundamente influenciadas pelos poderes Legislativo e Executivo.
Ressaltou também o empenho valioso de outro gaúcho, o ministro da Justiça, Maurício Cardoso.
Boa notícia
O Brasil integra a lista dos 20 países com maior capacidade instalada operacional em sistemas fotovoltaicos. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a geração distribuída cresce em média 230% ao ano em todo o País.
O que é ganho
A energia fotovoltaica se tornou extremamente vantajosa: além de gerar economia que varia de 50% e 98% na conta de luz, a redução em impostos também é significativa. Acrescente-se que o sol proporciona energia 100% limpa.
Precisa aumentar
Apenas 80 municípios no Rio Grande do Sul têm serviços de proteção ao consumidor. É muito pouco. Extensas regiões ficam desamparadas e as prefeituras precisam descruzar os braços.
Autores da lei sonham
O texto que legaliza os jogos de azar no País, cuja votação na Câmara dos Deputados terminou ontem, tem um absurdo: o jogo do bicho será licitado para apenas um operador a cada 700 mil habitantes. Os candidatos deverão ter capital de R$ 10 milhões para concorrer a uma dessas licenças. Significa que os bicheiros continuarão na ilegalidade como há muito tempo.
Para relembrar
O jogo do bicho foi criado em 1892 pelo barão João Batista Viana Drummond, fundador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. Jornais da época contam que, para melhorar as finanças do Zoológico, que estava com dificuldades, criou a loteria em que o apostador escolhia um entre 25 bichos. Virou contravenção.
Sucesso nacional
Câmara Cascudo, no seu Dicionário do Folclore Brasileiro, definiu: “O jogo do bicho é invencível. Trata-se de um vício irresistível. Como dizem os apostadores, está no sangue. A repressão policial apenas multiplicou a clandestinidade.”