
Foto: Divulgação
A deputada estadual Sofia Cavedon (PT) anunciou que encaminhou uma denúncia contra o governador Eduardo Leite ao Ministério Público de Contas por desvio de finalidade na reforma do Instituto de Educação General Flores da Cunha. De acordo com a petista, o Piratini planeja pagar mais de R$ 21 milhões a uma empresa privada para implantar o Museu do Futuro no prédio histórico do Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE).
Segundo a denúncia o Projeto de Colaboração proposto pelo Executivo não inclui o ITG, instituição privada que já teria contribuído com R$ 200 mil no acordo e continua participando de reuniões na Secretaria Estadual da Educação (Seduc) sobre o Instituto de Educação. Essa instituição, inclusive, opinou na recontratação do Escritório de Arquitetura 3C.
A deputada destaca que o redesenho do projeto acarreta atrasos na obra e resulta em “perdas pedagógicas e econômicas para a educação estadual”. Isso porque parte importante do prédio histórico do Instituto de Educação seria destinada ao Museu do Futuro, levando à retirada de toda a Educação Infantil do local. Essa medida prejudicaria o atendimento do Educandário, que atualmente atende Curso Normal com um currículo que prevê a prática de ensino.
Cavedon entende que a decisão também acarretaria diversos prejuízos no desvio de função do prédio. A Educação Infantil é histórica nos 153 anos de existência do Instituto de Educação, e a demanda por vagas nesse nível de ensino é alta em Porto Alegre. Os alunos do IE estão atualmente distribuídos em quatro espaços, incluindo o Dinah Neri, que neste ano atende 243 alunos. A proposta da Seduc é transferir esses alunos para o Museu do Futuro, mesmo com espaços restritos e sem acessibilidade. A comunidade escolar defende a volta integral e imediata dos espaços no prédio da Av. Osvaldo Aranha.


