Aconteceu na noite de ontem (11) a primeira reunião da subcomissão do IPE Saúde na Assembleia Legislativa. O grupo vai acompanhar o projeto que será enviado pelo executivo para tratar da questão do plano de saúde dos servidores, que atende 1,2 milhão de gaúchos.
Na reunião, foi definido o plano de trabalho da subcomissão. Deputados e outros membros realizarão visitas aos hospitais que atendem pelo IPE. De acordo com o deputado Dr. Thiago Duarte (União Brasil), que é o relator da subcomissão, a primeira visita será na próxima semana, no Hospital Ernesto Dornelles.
O parlamentar argumentou que atendem pelo IPE Saúde estão há muitos anos sem reajuste, o que gera uma situação crítica. Segundo ele, hoje uma visita médica não paga nem o estacionamento do hospital. O deputado também disse que espera ansiosamente pelo diagnóstico que o governo deve apresentar aos parlamentares amanhã, para que juntos possam encontrar uma solução para esse problema.
Já o Dr. Carlos Sparta, do CREMERS, defendeu que solução passa por um reajuste imediato das tabelas do IPE Saúde, para que os médicos possam continuar prestando atendimento de qualidade. Representante do SIMERS, o Dr. Marcos Rovinski expressou sua grande preocupação com o tema, considerando o descredenciamento e a paralisação dos atendimentos por parte dos médicos.
As entidades médias informaram que, apenas na última semana, foram registrados mais de 120 pedidos de descredenciamentos de médicos do IPE.