A falta de energia elétrica e a demora no atendimento à população de Porto Alegre provocaram críticas na Câmara Municipal. A empresa, responsável pelo serviço, foi convocada para dar explicações. Na primeira sessão do legislativo municipal após os transtornos do ciclone, os vereadores criticaram a falta de luz, que suspendeu os trabalhos na segunda-feira. “Deu problema como a queima de disjuntores, de equipamentos. E sem internet não dava para fazer a sessão online”, explicou o presidente da Câmara, Hamilton Sosmeier (PTB).
Os vereadores também reclamaram da demora da empresa CEEE Equatorial em restabelecer o fornecimento de energia na Capital. “É inadmissível que uma das maiores clientes da empresa tenham pessoas ficaram 60, até 80 horas sem luz na cidade. A Equatorial deu uma resposta muito lenta”, ressaltou Pablo Melo, vereador do MDB.
A companhia recém privatizada foi criticada por não agilizar o atendimento aos comerciantes que tiveram prejuízos com os alagamentos. “Outros perderam tudo sem luz. Quem vai pagar essa conta ? A CEEE tem que dizer. Não há orientação pública”, cobrou o vereador Odacir Oliboni, do PT.
O presidente do Legislativo já fez contato e convocou os diretores da CEEE Equatorial para dar explicações em plenário. A empresa alega que tem muito serviço e só poderá comparecer na semana que vem.