O vice-governador do Rio Grande do Sul e secretário de segurança pública, Ranolfo Vieira Júnior, oficializou na terça-feira (14) a desfiliação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), sigla em que foi filiado por quase oito anos. “Foi um período de muito trabalho, parceria e dedicação, sempre com respeito e admiração aos colegas petebistas, e com foco na melhoria da qualidade de vida da população”, disse em nota divulgada pelas redes sociais.

Sobre uma nova filiação partidária, Ranolfo afirmou que “em breve” pretende avaliar e anunciar os novos rumos na política. Ele citou que a filiação deve estar alinhada aos seus propósitos e ideias.

A saída do vice-governador do partido ocorreu após uma série de desentendimentos públicos entre o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, e o governador Eduardo Leite.  Jefferson foi condenado recentemente por homofobia contra Leite.

Durante uma entrevista a uma rádio do Rio Grande do Sul, Jefferson proferiu ofensas homofóbicas contra o governador. A Justiça, além da condenação em primeira instância, determinou que o presidente nacional do partido pague uma indenização de R$ 300 mil ao Fundo de Reconstituição dos Bens Lesados. Na mesma entrevista, Jefferson disse que expulsaria Ranolfo do partido por promover medidas que, segundo ele, impedissem a população de ir e vir.

Ranolfo disse que tomou a decisão “porque não teve outra alternativa” e por respeito, em especial, ao governador Eduardo Leite. E a minha prioridade, como vice-governador, ao lado do governador Eduardo Leite.

Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom VG

Compartilhe essa notícia: