O governador em exercício Gabriel Souza recebeu, nessa terça-feira o comitê organizador do projeto Paleta Atlântida. O grupo solicitou o apoio do governo estadual para a realização da próxima edição do evento, prevista para ocorrer em janeiro de 2024, no município de Xangri-Lá, no Litoral Norte do Estado.
O projeto visa ao fortalecimento da tradição do churrasco, que se tornou um dos pilares da cultura gaúcha. Segundo os organizadores, a última edição do Paleta Atlântida, que ocorreu em janeiro deste ano, reuniu mais de 80 mil pessoas e 4,5 mil assadores, ocupando uma faixa de 2,5 quilômetros com churrasqueiras na beira da praia. Para 2024, os organizadores buscam profissionalizar o evento e torná-lo mais robusto.
“O Paleta Atlântida se consolidou no Rio Grande do Sul e destaca o churrasco, que é um importante elemento da cultura gaúcha. Queremos que esse projeto continue crescendo. Vamos trabalhar para que possamos desenvolver uma boa parceria e ampliar, de alguma maneira, nossa participação no evento”, afirmou Gabriel.
Em 2023, o Paleta Atlântida contou, pela primeira vez, com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), que ocupou quatro espaços promocionais distribuídos pelo local.
Com esse evento, o Rio Grande do Sul busca, junto ao Guinness World Records, o recorde de maior churrasco do mundo em número de assadores simultâneos. Na última edição, o título não veio por questões técnicas.