No próximo sábado (29), a partir das 9h, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), haverá o sorteio das urnas que passarão por auditoria eletrônica deste segundo turno das eleições de 2022.
O processo deve se repetir, igualmente como no primeiro turno. A auditoria conta com representantes dos partidos e de entidades da sociedade civil, e com acesso também a qualquer pessoa interessada.
De acordo com o TRES-RS, o procedimento é realizado desde 2002. Neste ano, o número foi ampliado para 27. A auditoria é realizada por amostragem e compreende dois procedimentos: o Teste de Integridade, a chamada “Votação Paralela” para conferir a segurança e contabilização do voto, e é realizado no mesmo dia e horário da votação oficial; e o Teste de Autenticidade das Urnas Eletrônicas para verificar a autenticidade de assinaturas e integridade dos softwares, na seção eleitoral, antes do início da votação.
Serão sorteadas 35 seções entre as 165 zonas eleitorais do Rio Grande do Sul, que passarão pelo teste de integridade (23 seções) das que passarão pelo teste de autenticidade (8) e das que passarão pelo projeto-piloto com biometria, do teste de integridade (4).