Um grupo de surfistas especializados em ondas gigantes se dispôs a vir para o Rio Grande do Sul auxiliar nos resgates das vítimas das enchentes que afetaram o estado. Willyam Santana, um dos surfistas no local, relatou que facções estão impedindo que estes resgates sejam feitos e que as vítimas abandonem os locais alagados.
O susfista relatou que, na manhã de terça-feira (7), foi realizada uma reunião com a Polícia do Rio Grande do Sul na principal base de voluntários, onde foram passadas informações do que os surfistas estão vendo em relação às facções.
“Eu botei pessoas no barco e, na hora de sair, veio uma mulher dentro do lugar em que eles estão alojados e todo mundo saiu [do barco] com medo”, cimentou Wylliam em suas redes sociais. Conforme revelado por ele e outros atletas do grupo, o foco do dia foi resgatar moradores de Eldorado do Sul.
No relato compartilhado em seus stories, Santana não revelou em qual região as facções estariam agindo para impedir resgates de moradores. Durante o primeiro dia no estado, os surfistas se empenharam no resgate de moradores de Eldorado do Sul, mas destacaram que, agora, as ações estarão mais focadas em áreas determinadas.