Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Os eleitores de todo país têm até hoje (29), para baixar ou atualizar o e-Título, documento eletrônico de identificação que substitui a versão impressa do título de eleitor, pra poderem votar no domingo.

O e-Título pode ser baixado no celular para ser apresentado no momento da votação, caso esteja atualizado e com foto. Ele também pode ser utilizado para consultar o local de votação, bem como justificar ausência nas eleições e emitir certidão de quitação eleitoral, entre outros serviços.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a véspera do primeiro turno, que ocorreu no dia 2 de outubro, cerca de 30 milhões de eleitores ativaram seus aplicativos no Brasil e no exterior. Deste total, 13 milhões das ativações foram efetivadas em 2022.

O download do aplicativo e-Título é gratuito e pode ser realizado em smartphones e tablets, através dos sistemas Android e iOS, via App Store e Google Play.

O TSE explica que o eleitor precisa ter um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título digital, que pode ser acessado a qualquer momento. Depois de baixar o aplicativo, basta inserir os dados solicitados e responder a algumas perguntas. Para validar o acesso, as informações serão cruzadas com as que constam no sistema da Justiça Eleitoral.

Compartilhe essa notícia: