A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (05), uma operação na região do Vale do Sinos que resultou na prisão de integrantes de organização criminosa, além do descobrimento de uma fabrica clandestina de placas veiculares falsificadas, que clonavam veículos roubados na capital e região metropolitana de Porto Alegre.
Conforme as investigações, foram recebidas informações sobre a provável localização de um veículo clonado no município de Novo Hamburgo. Os agentes deslocaram-se até o local indicado e, em viaturas descaracterizadas, passaram a realizar campana. No local, quando o veículo suspeito adentrava o estacionamento de um condomínio no bairro Rincão, os policiais realizaram a abordagem, imediatamente a prisão de pelo menos duas pessoas.
Após as prisões, os policiais adentraram em um apartamento, onde foi localizada a chave de uma motocicleta, também clonada, além de uma fabriqueta clandestina de placas falsificadas. Foram apreendidas diversas chapas-base de modelo Mercosul e cinza (antiga), além de instrumentos e ferramentas diversas, utilizadas para a clonagem de veículos automotores. A moto e o carro utilizados pela dupla também foram recolhidos.
Os dois homens detidos foram autuados em flagrante pela prática de receptação e adulteração de sinais identificadores. Ambos já possuíam diversos indiciamentos pretéritos pelas práticas dos delitos de organização criminosa, lavagem de dinheiro, receptação, adulteração de sinais identificadores, tráfico de drogas, entre outros. Para um deles também foi constatada a existência de mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pela prática de organização criminosa e lavagem de capitais.