A Receita Federal informa que, até terça-feira, 31, fim do prazo de entrega, foram recebidas 36.322.912 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Físisca (IRPF) 2022, referente ao ano de 2021. A expectativa do órgão, que girava na casa de 34,1 milhões de declarações, foi superada.

A partir de hoje (1), os cidadãos que estavam obrigados e não entregaram a declaração estão sujeitos à multa. O valor da multa corresponde a 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O custo mínimo da multa é de R$ 165,74.

A multa é executada no momento de entrega da declaração. O contribuinte tem um período máximo de 30 dias para efetuar o pagamento. Após o prazo, juros de mora passam a ser contabilizados, corrigidos pela taxa Selic.

Malha fina

A Receita Federal anunciou que pouco mais de 2 milhões de declarações foram retidas para a análise, conhecida como malha fina, por causa de algum tipo de divergência verificada.

A partir desta quarta-feira (1), os contribuintes já estão aptos para consultar o andamento da declaração para verificar se há algum tipo de pendência encontrada.

Compartilhe essa notícia: