A Academia de Arte e Cultura encerrou na última semana as atividades de 2018 comemorando seis anos de atuação como uma das iniciativas sociais mais importantes de Canela e região.

Com última audição realizada em abril, o projeto absorve atualmente 100 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino nas modalidades de artes visuais, ballet, acrobacia de solo, acrobacia aérea, teatro, teclado e técnica vocal. A renovação dos alunos marca uma etapa importante da Academia de Arte e Cultura, que, a cada ano, se solidifica como uma das iniciativas mais significativas da região para o fomento de jovens artistas.

“Um dos diferenciais do projeto é o viés profissionalizante e não apenas ocupacional. Os professores atuam em diferentes iniciativas artísticas e não são apenas técnicos em suas modalidades”, explica a Coordenadora Geral Carolina Parmegiani.

Jéber Costa (professor de Teatro), Taíne Dufau (professora de Técnica Vocal), Nícolas Rodrigues (professor de Acrobacia de Solo) e Luana Serrão (professora de Ballet), por exemplo, são do elenco do espetáculo Korvatunturi, reconhecido musical e referência artística no Brasil.

Assim, a Academia de Arte e Cultura possibilita que os alunos convivam com artistas profissionais e oferece todas as ferramentas para que eles também sigam esse caminho. É o caso de Kamile Trindade, 15 anos, aluna desde o primeiro ano do projeto e que hoje já tem um currículo de gente grande. Integrante do Korvatunturi, ela também participa de outros espetáculos, garantindo sua própria renda mensal.

“A Academia me trouxe muito conhecimento e oportunidades, pois graças ao projeto pude fazer diferentes espetáculos que me deram um grande aprendizado e que, com certeza, levarei pra vida toda”, conta a aluna.

Além de comemorar a renovação do projeto com a chegada de novos alunos, Carolina Parmegiani também destaca os avanços da iniciativa, como a compra de novos uniformes, e o engajamento dos pais e responsáveis que lotaram as dependências da D’arte Espaço Multicultural para acompanhar a mostra especial de encerramento do ano letivo no último domingo (11).

Fabiana Carolina Silva Rosa levou a família para ver a apresentação do filho Guilherme, que há dois anos tem aulas de teclado. “Ele é fascinado, adora! Baixou o aplicativo do teclado no celular e treina bastante em casa”, conta a mãe orgulhosa.

Com um formato inovador, a mostra propôs um “tour artístico” onde foi possível ver de um pouquinho de cada modalidade. “É muito lindo ver a entrega de corpo e alma de cada um que participa do nosso projeto. Nossa mostra foi um soco de esperança, que renovou em nossos corações o grande porquê de mantermos essa iniciativa. Somos amor, gratidão e muito orgulho”, vibra a Coordenadora Pedagógica Andrelise Santorum.

As aulas, que acontecem no turno inverso da escola, deverão ser retomadas logo após o início do ano letivo nas escolas municipais.

Patrocínios mantém a iniciativa

Criado e mantido pela D’arte Multiarte e pela Associação Cultural das Hortênsias, todos os custos para manutenção do projeto, como pagamento dos professores, material e uniformes, são subsidiados por patrocinadores, empresas ou pessoas físicas que  acreditam no poder transformador da arte colaborando mensalmente com aporte financeiro.

“Acompanhamos o projeto desde a sua fundação. É um projeto que pega junto, que valoriza o ser humano fazendo florescer em cada artista o que ele tem de melhor. Nós temos orgulho de fazer parte dessa história”, avalia Caren Urbani Facchin, Diretora de Marketing do Mundo a Vapor, um dos patrocinadores mais antigos da Academia de Arte e Cultura.

O projeto tem patrocínio também de Piva Magazine, Sonho Vivo, Redemac e espetáculo Korvatunturi, apoio especial System Produções Técnicas e Sergio Azevedo Photos e apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Canela, que oferece o transporte das crianças. Colaboram ainda com o projeto de forma espontânea Iara Urbani, Marlene Peccin e Eduardo Port.

Os interessados em patrocinar a Academia de Arte e Cultura podem entrar em contato pelo e-mail contato@dartemultiarte.com.br ou pelo telefone (54) 3282.6562.

Para referência
Com 10 anos de experiência, a D’arte Multiarte é uma empresa especializada na criação, produção e execução de espetáculos, cenografias e humanização de cenários. Misturando música, dança, teatro, circo e tecnologias, a D’arte transforma suas criações em grandes e inéditas produções artísticas realizando atualmente mais de 500 shows por ano com um elenco base de 50 artistas para as mais variadas performances. Também mantém um espaço multicultural onde são ministradas aulas de diferentes modalidades artísticas e onde fica sua Sala de Espetáculos. Além disso, a D’arte mantém o projeto social Academia de Arte e Cultura em Canela (RS), sua cidade sede. http://www.dartemultiarte.com.br

 

Fonte: Pauta Assessoria

Foto: Sergio Azevedo