Os animais de estimação, especialmente de residências com crianças, podem estranhar a movimentação e ausências na família, encerrada a temporada de férias. A equipe de veterinários da Coordenação-Geral dos Direitos Animais. CGDA, aconselha aos tutores a aproveitar o período que representa uma retomada de rotinas, a incluírem uma conferida nas carteirinhas de vacinas, receituários e exames de seus cães e gatos.

“É importante verificar junto a um veterinário, se está tudo em dia, como vermifugação e tratamento antipulgas, por exemplo”, explica o coordenador da CGDA, Bruno Wagner. Ele alerta que no período de veraneio, muitos levaram seus cães e felinos a locais diferentes, ou os deixaram em hotelarias, onde entraram em contato com outros animais.

Também é natural que os compromissos do cotidiano, ocupem mais o tempo de todos em casa. Isso pode levar a uma pequena depressão nos pets, que manifestam alguns sinais, como latidos exagerados ou gatinhos apáticos, sem apetite, por se sentirem isolados. “Então é bom dar uma atenção especial, retomar as caminhadas nos parques, por exemplo, e outras atividades costumeiras”, aconselha Bruno.

 

Reportagem: Ari Teixeira/ PMPA

Foto: Joel Vargas/PMPA

 

Compartilhe essa notícia: