O Brechocão terá uma edição extra no próximo domingo, 16, das 9h às 16h, em seu espaço tradicional, no Parque Farroupilha, em frente ao Parquinho da Redenção. A iniciativa atende a solicitação das entidades e protetores cadastrados na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), preocupados com o excesso de chuvas que vem sendo registradas neste ano, obrigando o cancelamento nas datas previamente agendadas.

“A proximidade do inverno, sempre com períodos mais longos de instabilidade no tempo, atrapalha eventos ao ar livre, por isso essa compensação é autorizada,” explica o gestor da Diretoria Geral de Direitos Animais, Bruno Wagner. Os recursos obtidos com as vendas auxiliam nas despesas com ração, albergagem, veterinários, clínicas, castrações e outras decorrentes do resgate de animais em situação de vulnerabilidade.

Os participantes, protetores independentes e entidades, também aceitam doações para as futuras feiras, que podem ser feitas no próprio local, desde artigos de brechó até ração e utensílios utilizados no trato com os animais, como potes, cobertas, medicamentos, jornais e papelão.

Cadastro – O município mantém um cadastro com 66 protetores e entidades voltadas ao bem-estar animal. Destes, 30 optaram pela modalidade do evento Brechocão – onde com o resultado das vendas, realizam seu trabalho – e os outros 36, estão aptos para atendimento clínico veterinário na Unidade de Saúde Animal Victória, Usav.

 

Reportagem: Ari Teixeira/PMPA

Foto: Ari Teixeira/SMAMS PMPA