A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) firmou acordo de cooperação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a fim de implementar uma trilha de longo curso, denominada Caminho das Araucárias, conectando as unidades de conservação federais e estaduais inseridas no estado.

O objetivo, tanto do Ministério do Meio Ambiente como da Sema, é promover a atividade esportiva e turística na natureza, bem como criar uma rota de caminhada conectada com a paisagem, interligando unidades de conservação e outras áreas protegidas ao longo de todo Rio Grande do Sul, difundindo a consciência de integração social com a biodiversidade.

De acordo com o compromisso firmado, as travessias fortalecem o Sistema Brasileiro de Unidades de Conservação e culminam com a consolidação de corredores ecológicos onde o visitante é sensibilizado para a riqueza da natureza. Além de recreação, as trilhas de longo curso também vão gerar r enda para a população local através do potencial turístico.

Dessa forma, a parceria contribuirá para o desenvolvimento do turismo nas unidades de conservação e seu entorno, e também para o desenvolvimento local e regional, favorecendo a conexão das paisagens entre as UCs federais e estaduais na Serra.

A secretária Ana Pellini destacou que todas unidades de conservação envolvidas terão sinalização padronizada com o objetivo de criar um corredor ecológico. “Elas estão inseridas em um projeto nacional que vai interligar todas as áreas núcleos desde o Oiapoque até o Chuí”, afirmou.

No RS, fazem parte do roteiro as unidades de conservação federais Floresta Nacional de Canela, Floresta Nacional de São Francisco de Paula, Parque Nacional de Aparados da Serra e Parque Nacional da Serra Geral, e as unidades de conservação estaduais Parque Estadual do Tainhas, Área de Proteção Ambiental (APA) Rota do Sol e Estação Ecológica Aratinga.

A assinatura do acordo aconteceu na sexta-feira (9), no Palácio dos Festivais, durante a programação do Festuris Gramado.

 

Fonte: Secom Governo do RS

Foto: Divulgação/Sema