Mais de 45 mil foliões estiveram no Circuito Cidade Baixa – Praça Garibaldi neste domingo, 1°, de acordo com a organização do Carnaval de Rua. Três blocos embalaram os foliões no último dia de desfiles no Circuito. Os eventos do Carnaval de Rua oficial da Capital já contabilizam mais de 305 mil pessoas.

Neste domingo, pelo segundo dia consecutivo, o trio elétrico se deslocou pelo percurso da avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, arrastando os foliões. “Ouvimos as sugestões que recebemos ao longo do Carnaval. Também estamos atendendo aos pedidos dos blocos. O trio elétrico em movimento trouxe uma dinâmica diferente para o Circuito Cidade Baixa, que agradou o público”, diz o secretário municpal da Cultura, Luciano Alabarse.

A Cia do Trago abriu a folia na Praça Garibaldi. Surgido em 1998, o bloco incentiva a amizade, o respeito, a união, alegria, paz e amor, a igualdade total e absoluta. Compartilha a diversidade cultural, respeitando as características fundamentais de cada manifestação popular, sejam elas conservadoras, liberais, modernas, antigas, ou qualquer outra forma de pensar e agir. A vibração positiva deu o ritmo de aquecimento da festa.

A segunda atração do dia a subir no trio elétrico foi o Bloco do Fusca Azul, que se deslocou pela avenida Aureliano de Figueiredo Pinto até a rua Múcio Teixeira. Criado em 2014, o grupo tem suas raízes nos bairros Bela Vista e Petrópolis. A festa contou com as participações do DJ Capu e da bateria Fusca Azul. Foi a primeira apresentação do bloco na Cidade baixa. “É uma alegria muito grande poder trazer a nossa experiência de cinco anos na Bela Vista e Petrópolis para esse bairro tão importante para o Carnaval da Capital”, afirma o fundador do bloco, Eduardo Baldasso.

O Bloco do Isopor fechou mais um dia de Carnaval, percorrendo a avenida até a Praça Garibaldi. Oriundo da Cidade Baixa, o bloco surgiu da união de um grupo de vizinhos, que colocou em um isopor gelo e bebida e saiu para curtir o Carnaval de rua da Capital. Algum tempo depois, o grupo fundou o próprio bloco.

No sábado, 7, os blocos da Amizade, Malvina, Afrotchê e Puxa que é Peruca encerram a programação do Carnaval de Rua oficial de Porto Alegre.

Programação

7 de março, sábado

Local: Circuito Orla – Usina do Gasômetro
15h – Bloco da Amizade
17h – Malvina
19h30 – Afrotchê
22h – Puxa que é Peruca

8 de março, domingo

Local: Circuito Orla – Usina do Gasômetro
11h – Ai Que Saudade do Meu Ex
15h – Bloco dos Anjos
17h – Os Dinobico’s
19h30 – Filhos do Cumpadi Washington
22h – Ziriguidum

Não é Não – No dia 29, a Diretoria da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, em parceria com o Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, continua a campanha de conscientização Não é Não! O objetivo da mobilização é a conscientizar sobre a importância do enfrentamento ao desrespeito contra a mulher e aos crimes de estupro.

Dicas para os foliões

– Mantenha-se hidratado.

– Bebidas alcoólicas, somente para maiores de 18 anos e com moderação.

– Aplique filtro solar e evite a exposição prolongada ao sol.

– Use calçados confortáveis, como tênis.

– Alimente-se bem.

– Não aceite bebidas de estranhos.

– Não consuma drogas ilícitas.

– Proteja-se das doenças sexualmente transmissíveis usando camisinha.

– Se precisar de ajuda, procure as equipes disponíveis nos eventos.

– Não é Não!

Informações detalhadas sobre os horários e os trajetos dos blocos estão disponíveis na página oficial do Carnaval de Rua no Facebook  e na página da Secretaria Municipal da Cultura.

O Carnaval de Rua POA 2020 tem patrocínio de Tintas Renner By PPG, apoio de Devassa e da Prefeitura de Porto Alegre. A produção é de Olele, Opinião Produtora, Impacto Vento Norte e Grupo Austral. Conta com financiamento do Pró-Cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Texto de: Paulo Beccon/ PMPA

Foto: Divulgação PMPA

Compartilhe essa notícia: