Mais uma edição da Coleta Itinerante de Resíduos Eletrônicos acontecerá neste sábado, 30, no estacionamento do Lindoia Shopping (avenida Assis Brasil, 3522), das 10h às 17h. Poderão ser descartados eletrônicos diversos, como CPUs, cabos, celulares, estabilizadores, teclados, rádios e eletrodomésticos que perderam a utilidade.

A iniciativa ocorre devido à parceria entre o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), e a empresa Trade Recycle. Na última ação, realizada em outubro, o serviço recolheu 234 quilos de resíduos.

O secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, lembra que os eletrônicos são resíduos especiais, que não podem ser entregues para as coletas convencionais. “Alguns equipamentos também podem ser recuperados e doados para instituições, configurando outras alternativas de correto encaminhamento. O importante é que as pessoas tenham esta consciência de que eletrônicos não podem ser dispostos em qualquer lugar, de qualquer jeito”, alerta. A coleta itinerante de eletrônicos não recolhe materiais como toner, CDs, disquetes, fitas cassete, gabinetes de computadores sem componentes, lâmpadas e pilhas.

Além da Itinerante, Porto Alegre também possui dez pontos fixos para o recebimento de resíduos eletrônicos, que não são recolhidos pelas coletas seletiva ou domiciliar. Clique aqui para verificar quais são os locais para esse tipo de descarte.

“Os eletrônicos estão cada vez mais presentes no cotidiano das famílias e das empresas. Esta parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura possibilita que seja dado o destino correto a estes resíduos, inclusive com sua possível reutilização pela indústria”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

 

Reportagem: Raquel Beraldin / PMPA

Foto: Divulgação/ PMPA