No domingo, 28 de julho, às 17h, o Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta um concerto especial na Casa da Ospa, sem a presença da orquestra.

Manfredo Schmiedt, regente do grupo, conduz os coralistas na interpretação de diversificado repertório, com solos de Elisa Machado (professora de canto da Ospa), de Larissa Ramos (integrante do naipe das sopranos) e do pianista do coro Eduardo Knob, além da participação especial do Coro Jovem da Ospa e cantores convidados.

A entrada é franca mediante doação de 1kg de alimento não perecível. A apresentação faz uma homenagem a Luis Alberto Leal Marques, ex-integrante do coro que faleceu no ano passado nesta mesma data. Carinhosamente chamado de Brother, fez parte de inúmeros coros na capital, conquistando uma legião de amigos com seu carisma.

Sobre o repertório

O Coro Sinfônico da Ospa, em parceria com o Coro Jovem da Ospa, apresenta um repertório eclético, que vai desde obras, como Sicut Cervus, de Giovanni Pierluigi (1525-1594), até obras contemporâneas, como Luminous Night of the Soul, de Ola Gjeilo, compositor norueguês radicado nos Estados Unidos.

O concerto se inicia com três obras, que são contempladas pelo Coro Jovem sob a regência de Cosmas Grieneisen. Em seguida, o Coro Sinfônico se une aos estudantes para interpretar duas peças emblemáticas do repertório coral: Salmo 150, de Ernani Aguiar, e For the beauty of the Earth, de John Rutter.

Na sequência, o Coro Sinfônico apresenta peças de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Johannes Brahms (1833-1897), Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Ēriks Ešenvalds, Mack Wilberg e Ola Gjeilo.

O concerto é acompanhado pelo pianista do coro, Eduardo Knob. No encerramento, diversos músicos e ex-cantores sobem ao palco para se juntar aos dois coros da Ospa. A união das vozes interpreta Ave Verum Corpus, Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), e Verleih uns Frieden, de Felix Mendelssoh-Bartholdy (1809-1847).

SAIBA MAIS

Manfredo Schmiedt
É diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (OSUCS) e maestro do Coro Sinfônico da OSPA. Mestre em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduado na mesma área pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), participou de cursos na Alemanha, Holanda, Argentina, Estados Unidos e Brasil.

Elisa Machado
Bacharel em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), iniciou os estudos de canto no Coro Sinfônico da Ospa. Consolidou-se na área com os cursos de trompete e de canto no Conservatório Pablo Komlós, atuando na preparação de coros paralelamente à carreira de cantora.

Larissa Ramos
Soprano lírico, professora de musicalização infantil e de técnica vocal, aos 12 anos gravou o primeiro disco, o qual abriu portas para participações a nível nacional. Em 2011, ingressou no Coro Sinfônico da Ospa, atuando em festivais internacionais de música;

Eduardo Knob
Pianista do Coro Sinfônica da Ospa, tem um currículo camerístico com passagens internacionais. É mestre em Música pela University of Houston, ministrando aulas de piano para alunos de graduação. Atualmente, é convidado recorrente de atividades artísticas e festivais no Brasil, sendo premiado em dezenas concursos nacionais e internacionais de piano.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura. Os concertos da temporada 2019 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Panvel, CMPC, Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Ventos do Sul, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac.

SERVIÇO

Concerto do Coro Sinfônico da Ospa
Quando: domingo, 28 de julho de 2019
Horário: 17h
Onde: Casa da Ospa, no Centro Administrativo do Estado, av. Borges de Medeiros, 1.501 – bairro Praia de Belas

PROGRAMA

Concerto Brother
– Giovanni Pierluigi da Palestrina: Sicut Cervus
– William Byrd: Deo Gratias
– Anônimo peruviano: Hanac Pachap
– Ernani Aguiar: Salmo 150
– John Rutter: For The Beauty of The Earth
– Wolfgang Amadeus Mozart: Laudate Dominum – Vesperae Solennes de Confessore, K.339
– Solo: Elisa Machado (soprano)
– Johannes Brahms: Schicksalslied, Op. 54
– Heitor Villa-Lobos: Bendita Sabedoria
– Ēriks Ešenvalds: O Salutaris Hostia
– Solos: Larissa Ramos e Elisa Machado (sopranos)
– Frédéric Chopin: Noturno em mi Menor, Op. post. 72, No. 1
– Solo: Eduardo Knob (piano)
– Mack Wilberg: My Shepherd Will Supply My Need
– Ola Gjeilo: Luminous Night of the Soul
– Wolfgang Amadeus Mozart: Ave Verum Corpus, K. 618
– Felix Mendelssoh-Bartholdy: Verleih uns Frieden gnädiglich, WoO 5

Regente: Manfredo Schiedt
Solistas: Elisa Machado (professora de canto da Ospa), Larissa Ramos (integrante do naipe das sopranos) e Eduardo Knob (piano)
Participação especial: Coro Jovem da Ospa, com a regência de Cosmas Grieneisen

Reportagem: Ascom Ospa

Foto: Divulgação / Ospa / Antonieta Pinheiro / Arquivo

Compartilhe essa notícia: