A Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura realiza no próximo sábado, 3, a partir das 10h, oficina de grafite com o artista Moisés Tupinambá, mais conhecido como Motu. A atividade ocorre na Estação Cidadania Restinga (rua Dr. Arno Horn, 221 – Restinga), espaço que será inaugurado e entregue para comunidade em agosto.

A oficina

o grupo de 16 alunos, pré-selecionados na Restinga, participa da oficina. A atividade encerra o ciclo de mobilização social que tem como objetivo mobilizar a comunidade para que se envolva na gestão da Estação Cidadania. A oficina irá apresentar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos da arte urbana, com uma breve introdução sobre a origem e evolução do grafite, bem como referências artísticas e mercado de trabalho. Após a introdução teórica e apresentação de materiais, serão desenvolvidos exercícios práticos de técnicas básicas de spray e stencil. O grupo também produzirá uma pintura coletiva sobre suportes de madeira.


O artista

Moisés Tupinambá, também conhecido como Motu, tem um trabalho icônico com linhas urbanas de identidade contemporânea. Seus temas, influenciados pela cultura pop, giram em torno de paisagens urbanas e personagens dotados de certo humor.

Motu explora técnicas e suportes diversos, tendo em sua produção trabalhos que vão desde o muralismo e a arte de rua até a xilogravura, cerâmica, pintura em tela e ilustração digital. O artista é  integrante do coletivo PaxArt e possui um trabalho focado na ambientação de espaços, venda de originais e projetos comerciais.

Estação Cidadania 

Os Centros de Artes e Esportes Unificados (Ceus) passaram a receber a denominação de Estação Cidadania pelo Ministério da Cidadania. Após a inauguração, contará com uma quadra coberta própria para a prática de vôlei e dois prédios.

Um dos prédios abrigará uma biblioteca, um telecentro (informática) e um cine teatro. Na outra edificação, haverá uma sala multiuso e um espaço para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

O projeto

As secretarias municipais de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), do Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e da Cultura (SMC) reiniciaram as obras do Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu) da Restinga, localizado na rua Arno Horn, 211, em novembro de 2017. A execução do centro, que beneficiará cerca de 50 mil pessoas do bairro e das imediações, é viabilizada por convênio com o Ministério da Cidadania. O investimento foi de R$ 1.387.958,88.

 

Centros

Os centros integram em um mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Os Ceus são executados com recursos do Governo Federal repassados aos estados e municípios, que são responsáveis pelas obras, aquisição de equipamentos e mobiliário, mobilização social e posterior gestão do equipamento.

Reportagem: Paulo Beccon / PMPA

Foto: Vicente Teixeira / SMC PMPA