Um lugar no mundo. Um lugar onde a mulher negra possa caminhar lado a lado com todas as outras, que possa, por mérito, por dedicação, mas mais ainda por oportunidade, ver sua vida andar pra frente, ser reconhecida e ter sua voz e seu lugar de fala respeitado. Essa é a trajetória de Negra Jaque, que junto com muitas mulheres negras de todos os tempos caminha em direção à igualdade, que busca um mundo melhor para se viver, que empodera, que não vê limites à sua frente. Seu novo disco, DIÁRIO DE OBÁ, que terá lançamento nos primeiros dias de outubro, traça essa trajetória e apresenta Obá, mulher orixá ancestral símbolo da mulher brasileira com toda sua força resistência e beleza. 

Em seu movimento diário, ritmado e cadenciado pelas batidas de becos e vielas do sertão do nordeste até os confins do RS, cresce esta mulher de pele escura, ginga, potência e força, que segue bravamente em busca de seu lugar de direito na sociedade. Os ritmos ancestrais, a força da espiritualidade, a fortaleza de quem já viu e sofreu na pele o preconceito, move esta mulher. “É tempo de pensar em nosso legado”, afirma Negra Jaque, “celebrar nossas conquistas e pensar qual a nossa obra, nossa parte nessa interferência de mudar a estrutura. É tempo de plantio novamente, arar novas terras com a força da nossa espiritualidade, contar nossa história de nosso jeito, assumir a posição de linha de frente e nos colocarmos na história, até nos vermos em breve no próximo rap”, complementa.

Em uma iniciativa conjunta de Negra Jaque, da Sigmun Records, gravadora experimental  do Curso de Produção Fonográfica da Unisinos e da Além Arranjos Criativos, de Fabiana Menini, esse projeto pode ser concretizado com campanha de lançamento da Agexcom, a agência experimental dos alunos de comunicação da Unisinos, num trabalho coordenado por mentores, que estão de mercado, como a própria Fabiana Menini (Produção executiva), Charles di Pinto (Produção fonográfica), Raul Krebs (fotógrafo) e Luciana Kraemer (comunicação web) entre outros profissionais da cena de Porto Alegre.

Funcionou de maneira orgânica e bem peculiar: os alunos produtores Adriano C. Quadros, Artur Waismann, Artur Laste Furlanetto, Luan Bittencourt, Leonardo Reis, Pedro Medeiros e Léo e os mentores convidados Ben Gow, Vini Tonello, Cesar Funk, fizeram arranjos e botaram a mão na massa na criação e arranjos das músicas, todas dentro do perfil rapper de Jaque.

O músico Ernesto Fagundes está em participação especial e o Coletivo Catarse assinou o vídeo da música 80 motivos. Diário de Obá terá sua primeira audição dia 03 de outubro no Espaço Donna Unisinos e show de lançamento dia 04 no Agulha.

 

Sobre Negra Jaque

Desde 2007 na estrada, quando integrou o grupo Pesadelo do Sistema, a rapper vem se destacando no segmento do hip hop. Em 2013, quando iniciou carreira solo, foi a primeira mulher vencedora da Batalha do Mercado, evento tradicional da região metropolitana de POA e, por causa desse prêmio, gravou seu primeiro EP “SOU”. De lá pra cá, houve muita plantação e colheita: participou de festivais, como o Nosoutras, lançou discos, recebeu prêmios e importantes indicações – como a de melhor compositora no Prêmio Açorianos -, fez o show de abertura do projeto UNIMUSICA da UFRGS no Salão de Atos, participou do show de Elza Soares no Bar Opinião e circulou por várias cidades do RS. 

Atualmente a artista encerra a turnê do seu segundo disco “Deus que Dança”,  lançado em abril de 2018, que passou por Alegrete, Uruguaiana, Santa Rosa, Alvorada, Cachoeirinha, São Leopoldo, Guaíba, Esteio, Sapucaia,  Livramento  e Porto Alegre, encerrando em 04 de outubro de 2019 quando será lançado “Diario de Obá ” com show em Porto Alegre  – Bar Agulha e Canoas no Festival de Musica Guajuviras \ SESC . 

Ficha técnica:

Diário de Obá é uma realização da Sigmund Records, a gravadora da Unisinos, e conta com o apoio da Além Arranjos Criativos, de Fabiana Menini.

Fabiana Menini – Produção executiva

Charles di Pinto – Produção fonográfica

Raul Krebs – fotógrafo

Luciana Kraemer – Comunicação web

Ben Gow, Vini Tonello, Cesar Funck – mentores convidados

Bebê Baumgarten – texto

Coletivo Catarse – Vídeo 80 motivos

DIÁRIO DE OBÁ – lançamento

Dia 04 de outubro – Show Lançamento  

Agulha – Rua Conselheiro Camargo 

Foto: Raul Krebs / Divulgação

 

 

 

Compartilhe essa notícia: