Dentro da programação do 26º Porto Alegre em Cena, o espetáculo O Silêncio do Mundo será apresentado nesta quinta-feira, 19, a partir das 21h, no Theatro São Pedro. O projeto em parceria com o Sesc-RS traz grandes nomes como Ailton Krenak, ambientalista e líder indígena; Davi Kopenawa, xamã e embaixador indígena; Levi Yanomami, xamã; e Andreia Duarte, performer. A peça, que está com ingressos esgotados, tem o objetivo de aprofundar estudos e discussões sobre as origens indígenas brasileiras, pensar e (re)conhecer o nosso país e o nosso povo a partir de outras perspectivas.

A criação se organiza em quatro etapas principais: um primeiro encontro da equipe criadora na terra indígena Yanomami; seguido de duas residências coletivas e apresentação. O momento inicial pretende o alinhamento da pesquisa artística para depois aprofundar em uma linha dramatúrgica e performática. A ideia visa um diálogo aberto com o público, por meio de ensaio aberto e apresentação final.

A pesquisa parte da percepção da natureza em sua mais complexa existência, tendo como guia reflexões acerca do que nos é invisível, como as luzes que possibilitam a fotossíntese, os sons surdos do mundo e o respiro da floresta que devolve ao ar o oxigênio. Num plano ainda mais abrangente, a residência busca refletir sobre a relação do planeta com o universo, sua subsistência como um corpo celeste inserido em algo muito maior, como se dá esta conexão e até quando será possível manter viva a dança entre o céu e a terra.

Como forma de continuidade de uma longa investigação sobre teatro e os povos indígenas, o projeto O silêncio do mundo lança o desafio de realizar um experimento cênico que une o líder indígena Ailton Krenak e a artista performer Andreia Duarte. Os dois convidam o líder indígena Davi Kopenawa e o xamã Levi Yanomami para adentrar e potencializar a criação. A ideia visa uma autoria artística horizontalizada, que pretende uma produção colaborativa e processual.

O Silêncio do Mundo
Quinta-feira, 19, 21h
Theatro São Pedro
Ingressos esgotados

O 26º Porto Alegre em Cena é apresentado pelo Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura, Prefeitura de Porto Alegre – Secretaria Municipal da Cultura, Braskem e Banco Itaú. Conta com patrocínio da Panvel Farmácias. Tem apoio cultural da Porto Alegre Airport, administrado pela Fraport Brasil, Theatro São Pedro, Vitlog, PUCRS e Sesc – Sistema Fecomércio. O apoio institucional é do Grupo RBS e TVE FM Cultura. Primeira Fila Produções e Leão Produções são as agentes culturais. O projeto é financiado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Foto: Acervo Pessoal Andreia Duarte SMC/PMPA