Na disputa do World’s Best School Prizes (Prêmios Melhores Escolas do Mundo), está uma instituição de Novo Hamburgo. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Adolfina J. M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo (RS), concorre à premiação de 50 mil dólares (cerca de R$ 250 mil), pela gestão democrática, na categoria Colaboração Comunitária.
A premiação, organizada por T4 Education (Reino Unido), com apoio da Fundação Lemann, é dividida em 5 categorias Colaboração Comunitária, Ação Ambiental; Inovação; Superação de Adversidades; e Apoiando Vidas Saudáveis.
Andréa Vimmer, diretora da Escola, destaca que a comunidade se sente orgulhosa com o reconhecimento da escola “que está, há mais de 60 anos, no bairro Diehl”.
Escola Municipal Professora Adolfina J. M. Diefenthäler é uma das três brasileiras no concurso.
Categoria na qual a instituição foi selecionada, a dirigente conta que participou da instalação das assembleias, nas quais surgem as maiores demandas, levadas para uma conferência anual. “Ela ocorre em um sábado, para que pais, alunos, professores e funcionários participem.” Na ocasião, são discutidas e votadas ações para o ano seguinte. Se a escola for vencedora, Andréa diz que a aplicação do prêmio será discutida em conferência.
A escola atende 740 alunos, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. E as outras escolas selecionadas são de Pernambuco, nas categorias Inovação e Superação da Adversidade.