Para promover o hábito da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Décio Martins Costa, bairro Sarandi, promove sua 19ª Feira do Livro a partir da próxima quinta-feira (4). A programação segue até o dia 11 com espaços para aquisição de livros, contação de histórias e um encontro com o escritor Gustavo Borges, patrono da feira. A iniciativa é aberta para alunos e familiares.

Durante todos os dias de evento, no auditório da escola, haverá bancas de diversas distribuidoras para a compra e venda de livros. Ao todo, sete participarão, são elas: Ática e Scipione; FTD; Cassol; Paulinas; Ama Livros; A Página; e Ciranda do Livro. As turmas visitarão o local durante as aulas, uma de cada vez, para poderem olhar os exemplares com mais atenção. O espaço também estará aberto para as famílias que desejarem adquirir os livros.

Na abertura da feira, o patrono Gustavo Borges participará de uma roda de conversa com os alunos. Durante o primeiro semestre, os estudantes conferiram as obras do autor e realizaram trabalhos sobre os livros. Depois do bate-papo com os estudantes, haverá um sarau com café entre os professores e o escritor, com declamações de poemas.

Borges ganhou notoriedade na publicação de histórias em quadrinhos, como A Entediante Vida de Morte Crens e Edgar, que lhe rendeu o Troféu HQ Mix de melhor publicação independente de autor. Ele também possui títulos no exterior, como Pétalas, lançado em Portugal, Estados Unidos e Polônia. Em 2018, escreveu para o selo Graphic MSP o quadrinho Cebolinha: Recuperação.

A programação ainda prevê a realização de várias apresentações. Na sexta-feira, 5, e na quinta-feira, 11, haverá contação de histórias com professores. Quem também conversará com os alunos será o Grupo Cataventus na segunda-feira, 8, e o Fergs – Conte Mais na terça-feira, 9. Por fim, na quarta-feira, 10, o Teatro de Bonecos do Tio Guia levará o espetáculo A Princesa Vai à Escola.

De acordo com a vice-diretora Ana Paula Andrioli Taday, a Emef Décio Martins Costa possui dois eventos literários no ano, a Feira do Livro do Décio e o Adote um Escritor, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), para incentivar a leitura durante o ano todo. “Antes dos eventos, sempre trabalhamos a obra dos autores. Isso mobiliza toda a escola e os alunos ficam bem envolvidos”, completa.

 

Reportagem: Fernando Campos (estagiário com supervisão de Cristina Lac)/ PMPA

Foto: Joel Vargas/PMPA

Compartilhe essa notícia: