O espetáculo Fado Natalino, parte da programação do Natal Alegre 2019, ocorre nesta quarta-feira, 18, a partir das 18h, no Largo dos Açorianos (junto à Ponte de Pedra). O concerto contará com a participação do Grupo Alma Lusitana, Banda Municipal de Porto Alegre e Coral da Caixa dos Advogados do RS (CAA/RS). A entrada é gratuita e, em caso de chuva, o evento será cancelado.

Alma Lusitana
 – Iniciou suas atividades em 2005. Alma Lusitana, único grupo de fado do Sul do país, é formado por quatro músicos. Jéferson Luz toca a guitarra portuguesa, carro chefe do fado. Alana Porto Pereira é a voz do grupo, envolvida com a cultura e música portuguesa por influência de sua mãe, também fadista. O gurpo tem Diego Costa no violão e Maurício Montardo no teclado. No repertório, canções que estão presentes na memória de portugueses e brasileiros, como Nem às Paredes Confesso e Coimbra, imortalizadas na interpretação da fadista Amália Rodrigues. Também apresenta repertório contemporâneo, como Haja o que Houver, que ficou conhecida pelo grupo Madredeus, e Chuva, por Mariza, além das conhecidas Cheira BemCheira a Lisboa e Casa Portuguesa.

Coral da Caixa dos Advogados 
– Criado em junho de 2008 com um grupo de 15 advogados, o Coral teve o seu primeiro encontro no 17º andar da antiga sede da seccional gaúcha da OAB, no Centro Histórico. Atualmente, o grupo é formado por 41 advogados para quem a música é uma ferramenta nas relações sociais que une, constrói e transforma.

Banda Municipal – Fundada em 1925, a Banda Municipal é uma referência cívica, cultural e social da cidade. Hoje conta com 41 integrantes, realiza apresentações periódicas no Teatro Renascença e em outros locais públicos de Porto Alegre. Também promove concertos com participação de intérpretes e compositores da música popular, mostrando novos arranjos para canções conhecidas do público.

O Natal Alegre 2019 tem patrocínio de Trilegal, Cyrela, Motormac, Center Shop, Aldo Magazine e Porto Alegre Airport. Conta com apoio de Acomac, Sindicov, Fenabrave, Abrasel, Convention Bureau, Sescon-RS, Sincopeças-RS, Fetransul, Sulpetro, Aehn, Lide, Adce, Setcergs, Agas, Seprogrs, Abrasce e Sinepe. Realização do Sindilojas POA, CDL POA, Sistema Fecomercio, Sesc/Senac, Shopping Total, Sindha, ACPA e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Reportagem: Cleber Saydelles e Paulo Beccon

Foto: Joao Mattos/SMC PMPA