Uma feijoada acompanhada de roda de samba vai estar na programação do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetura, neste sábado, 12 de outubro, das 11h às 15h, no pátio da Pinacoteca Ruben Berta. O cardápio será preparado pelo Chef Luciano Conceição – “feijoada do Lú”, e com o ritmo da Banda Ostenta Samba.

A edificação que é a sede da Pinacoteca é um típico casarão do século XIX, em estilo eclético, com a fachada ricamente ornamentada com elementos historicistas, tais como o uso de ordens arquitetônicas, decorações fitomórficas e elementos decorativos em ferro e gesso. Tombado como patrimônio histórico pelo município, o prédio foi totalmente restaurado pelo Programa Monumenta, quando liderado pela homenageada do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, Briane Bicca, e local escolhido pela arquiteta para o exercício de seu trabalho.

O programa contará com a acolhida da arquiteta Rose Possamai, uma das responsáveis pelo projeto de restauração da casa, que fará uma mediação às dependências da Pinacoteca, apresentando as soluções constituídas na adaptação do imóvel para abrigar uma instituição museológica.

A escolha desta atividade gastronômica no programa do Congresso é dedicada a praticar e refletir sobre a importância do patrimônio cultural na sociedade, entendido como referências da cultura do povo, como é o caso do samba, da feijoada e do edifício que abriga a Pinacoteca.

Por outro lado, também é significativo o fato desta feijoada ser organizada na Pinacoteca Ruben Berta. A mesma tem como núcleo gerador um conjunto de obras de arte modernista em sua maioria. Embora a feijoada seja um prato conhecido dos brasileiros há mais de dois séculos, para alguns especialistas, o fato desta iguaria ter se tornado o prato tipicamente nacional, seria conseqüência das ações dos modernistas para construir uma identidade nacional brasileira.

A exposição em cartaz na Pinacoteca, Artistas Mulheres: tensões e reminiscências, questiona a assimetria de gênero nas instituições públicas de arte de Porto Alegre. Nessa proposta, as curadoras escolheram mostrar todas as artistas mulheres presentes na Pinacoteca, estabelecendo relações entre as obras do acervo com as obras produzidas por artistas contemporâneas especialmente convidadas.

Feijoada e roda de samba na Pinacoteca Ruben Berta
Feijoada do Lú completa e com opção vegana, caldo e caipirinha / grupo de samba
valor: R$ 50 (ingresso antecipado / aapipa.poa@gmail.com / (51) 3289-8291 ou na Pinacoteca Ruben Berta
data: 12 de outubro, sábado, das 11h às 15h

Pinacoteca Ruben Berta
Rua Duque de Caxias 973 – Centro Histórico
Horário: das 10h às 12h e das 13h às 18h (último acesso 17h30)

Dentro da programação do 21ª Congresso a Pinacoteca Aldo Locatelli, recebe a exposição Pinacoteca Aldo Locatelli, Praça Montevidéu, n° 10, Centro Histórico.
De 7 a 18 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.
É possível a agenda para visitas de escolas e grupos de interessados pelo site.
Confira a programação completa do 21 Congresso Brasileiro de Arquitetos: https://www.21cba.com.br

 

Reportagem: Cleber Saydelles/PMPA

Foto: Facebook/Reprodução