A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte recebe inscrições, nesta quarta-feira, 8, para aulas gratuitas de Capoeira, Kung Fu e Judô no Ginásio Tesourinha. Interessados devem comparecer à secretaria do Ginásio das 8h30 às 12h e das 15h30 às 18h. As vagas são ofertadas sempre no quinto dia útil de cada mês, conforme disponibilidade, por desistência ou não comparecimento de alunos antigos.

Capoeira – Aulas nas segundas, quartas e sextas, sempre às 19h30, e aos sábados às 8h30
Kung Fu – Aulas nas quartas-feiras, às 10h30
Judô – Aulas nas terças e quintas, às 14 e às 16h, e nas sextas, às 8h30

Nesse domingo, 5, foi aberta a Semana Esportiva de 2019 do programa Mexatchê – Movimenta Porto Alegre dedicada às lutas. Programação inclui oficinas e aulas abertas gratuitas ministradas no Ginásio Tesourinha e no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), na rua Gonçalves Dias, 700, bairro Menino Deus. A secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, destaca a importância do projeto. “O esporte pode tornar a cidade melhor, com mais saúde, mais qualidade de vida e oferecer mais oportunidades para crianças e adolescentes”, observa.

Semanas Esportivas – A ação será desenvolvida ao longo do ano pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, por meio da Diretoria-Geral de Esporte, Recreação e Lazer, com o objetivo de promover saúde, educação e inserção social por meio do esporte, além de assegurar uma melhor qualidade de vida. O programa prevê a realização de diversas semanas esportivas, em parceria com as federações, clubes e entidades esportivas, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.

Lutas – As lutas e as artes marciais apresentam, em suas origens, características atribuídas à sobrevivência, ao exercício físico, ao treinamento militar, à defesa e ao ataque pessoal, além das implicações das tradições culturais, religiosas e filosóficas. Com o surgimento de outras necessidades e o desenvolvimento de novas técnicas, o ser humano atribuiu outro significado às lutas. Atualmente, há um processo de esportivização das mesmas. As lutas foram adaptadas para serem desenvolvidas na forma de competições, sendo viabilizadas para serem praticadas por pessoas alheias aos preceitos filosóficos e aos significados culturais relacionados.

Programação da Semana das Lutas
Dias 7 e 8 , às 19h30: Instituto Superação Aulas de Judô para Jovens e Adultos Iniciantes – Cete (rua Gonçalves Dias, 628 – Menino Deus)
Dias 8 e 9, às 9h, 16h e 18h30: Instituto Superação Aulas de Judô para Jovens e Adultos Iniciantes – Cete
Dia 8, às 10h30: Kung Fu – Ginásio Tesourinha ( av. Erico Verissimo, s/n).

 

Reportagem: Maria Emilia Portella

Foto: Maria Emília Portela/ PMPA