Com o objetivo de alertar e esclarecer dúvidas sobre o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, o Hospital São Lucas da PUCRS promove o Talk Show “Pergunta aê!” dia 4 de dezembro, às 17h30,  na ATL House (Rua da Cultura – PUCRS). O evento contará com a participação da equipe do Serviço de Controle de Infecção e de um convidado especial portador do vírus HIV, que trará o relato da sua experiência de convívio com a doença.

Dentro da programação do Ministério da Saúde, foi lançado o Boletim Epidemiológico 2018, destacando Porto Alegre como a cidade com maior índice de casos de AIDS no país. São 60,8 portadores a cada 100 mil habitantes. De acordo com o chefe do Serviço de Controle de Infecção do Hospital São Lucas da PUCRS, Fabiano Ramos, esses números são influenciados pela diminuição na frequência do uso de preservativo durante as relações sexuais. “Como a AIDS se tornou uma doença crônica, onde as pessoas que fazem tratamento não morrem pela doença, parece ser considerada simples, e o medo de possível infecção pelo vírus tenha se perdido”, afirma

 

NO HSL

O Ambulatório de Infectologia do Hospital São Lucas da PUCRS, localizado no conjunto 302, atende pacientes do SUS com HIV. As consultas ocorrem às segundas, das 16h às 18h; às terças, das 10h às 12h; e às quintas-feiras, das 10h às 12h. O encaminhamento é realizado somente via Posto de Saúde. Informações pelo telefone (51) 3320.3383.

 

Dezembro Vermelho

Desde 2017, o Senado Federal aprovou a lei que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis durante o mês de dezembro.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação HSL