O Inclusão Em Cena realiza apresentações, desta sexta-feira, 6, até o dia 15, em escolas de Porto Alegre. A programação inclui especiais de final de ano, bate-papos, oficinas e atividades artísticas, tudo com entrada franca. Atividade de formação de público e elenco do Porto Alegre em Cena, o Inclusão prevê atingir cerca de cinco mil espectadores ao longo do período. O projeto é direcionado a crianças e adolescentes de baixa renda e proporciona uma vivência dentro da área das artes cênicas.
A iniciativa é uma espécie de catalizador da imaginação. Tem também a capacidade de transmitir valores, educar e divertir, aproximando as pessoas de forma afetiva às diferentes formas de expressão artística. O Inclusão em Cena promoverá atividades nas mais diversas regiões da cidade, levando espetáculos artísticos com temáticas diversas e representativas para bairros de Norte a Sul da cidade.

A primeira atividade aberta ao público será com o espetáculo O Natal de Natanael, do grupo Cuidado que Mancha, no sábado, 7, no Parque Farroupilha (Redenção), ao lado da quadra de bocha. No domingo, 8, realiza o “Especial de Fim de Ano Inclusão em Cena”, uma série de atividades artísticas e lúdicas, que ocupará todo o Centro Municipal de Cultura e receberá crianças a partir das 13h. Será uma tarde repleta de espetáculos, oficinas, brinquedos como piscinas de bolinhas e cama elástica, além de uma decoração feita especialmente para receber toda a criançada. No segundo domingo do festival, dia 15, o CEU Restinga – Estação Cidadania também recebe o “Especial de Fim de Ano Inclusão em Cena”, a partir das 14h, com brincadeiras e muitas apresentações artísticas. A programação da semana ocorre nas escolas municipais e estaduais de Porto Alegre, em bairros do Norte e Sul da cidade.

Há cinco anos, o Porto Alegre em Cena realiza o “Sábado em Cena”, em que grupos de alunos de teatro acompanham a rotina de trabalho do festival. Eles têm a oportunidade de visitar montagens, fazer oficinas, conhecer a sede do Em Cena e equipes de trabalho e, ainda, assistir a um espetáculo da programação. Agora é chegada a hora dos alunos encenarem seu próprio espetáculo no Teatro Renascença. O resultado poderá ser conferido no dia 14 de dezembro, com os alunos do Instituto Estadual Rio Branco.

Neste ano, todos os espetáculos contam com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, atividades artísticas serão estendidas a hospitais. As atividades nos hospitais ocorrem no mês de março de 2020. O 4º Inclusão em Cena é apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Cultura, e Braskem. Leão Produções é a agente cultural. O projeto é financiado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Programação Completa

Sexta-feira, 6, às 14h30 – Emeb Liberato Salzano
As Aventuras do Pequeno Príncipe
Livremente inspirado na obra de Saint Exupéry, a peça conta a história de um príncipe que visita vários planetas e encontra muitos amigos. Com espírito aventureiro, o personagem sai em busca de emoção nesta jornada cheia de lições e reflexões, conhecendo seres mágicos, flores que falam, criaturas fantásticas e muito mais.
Direção: Camila Bauer / Elenco: Luiz Manoel, Jéferson Rachewsky, Letícia Paranhos e Manu Goulart / Assistência de Direção: Matheus Melchionna / Cenografia: Élcio Rossini / Figurino: Rita Spier / Trilha Sonora: Fernando Mattos e Roberto Chedid / Composição: Jéferson Rachewsky / Preparação Vocal: Luciana Kiefer / Preparação Corporal: Carlota Albuquerque /Design de luz: Carol Zimmer e Thais Andrade / Operação de som: Ismael Goulart / Operação de luz: Fabiane Santos / Maquiagem: Luana Zinn / Fotos: Adriana Marchiori / Realização: Projeto Gompa
Duração: 50min.
Recomendação etária: livre – ideal para crianças a partir de 04 anos

Sábado, 7, às 11h – Redenção
O Natal de Natanael
Partindo do sonho de Natanael de passar a noite de Natal junto ao seu pai – que, ano após ano, sempre tem um imprevisto e precisa sair às pressas de casa –, o menino tem uma ideia: esconder-se e ir atrás do pai, estando com ele de qualquer jeito. É então que Natanael vive a aventura mais emocionante de toda a sua vida.
Direção: Raquel Grabauska / Texto: Raquel Grabauska e Gustavo Finkler / Elenco: Raquel Grabauska, Gustavo Finkler  e Vika Schabbach / Direção Musical: Gustavo Finkler / Figurino e Cenografia: Cuidado Que Mancha

Duração: 40min.
Recomendação etária: livre

Domingo, 8, das 13h às 19h 
CMC – Centro Municipal de Cultura (av. Erico Verissimo, 307)
Especial de Fim de Ano do Inclusão em Cena
O Inclusão em Cena terá uma tarde repleta de atividades artísticas, com apresentações de espetáculos, oficinas e diversas brincadeiras

13h30 às 15h – Oficina de Construção de Brinquedos de Sucata

15h – Chapeuzinho Vermelho, no Teatro Renascença
Mesclando teatro, dança e música, a peça é uma experiência que encanta crianças e adultos. A conhecida fábula ganha ares contemporâneos nesta encenação do Projeto Gompa, a partir do texto do dramaturgo francês Joël Pommerat, em que a criança se depara com os riscos e o fascínio pelo desconhecido representado pela estrada até a casa de sua avó.
Texto: Joël Pommerat / Tradução: Giovana Soar / Direção: Camila Bauer / Elenco: Fabiane Severo, Guilherme Ferrêra, Henrique Gonçalves e Laura Hickmann / Direção coreográfica: Carlota Albuquerque / Composição e desenho sonoro: Álvaro RosaCosta / Preparação vocal: Luciana Kiefer / Cenografia: Élcio Rossini / Figurino: Daniel Lion / Iluminação: Thais Andrade / Maquiagem: Luana Zinn / Criação e confecção de máscara: Diego Steffani / Criação e confecção de gobos: Pedro Lunaris / Identidade visual: Jéssica Barbosa / Fotografias: Adriana Marchiori / Teasers: Camino Filmes / Psicólogos colaboradores: Sahaj, Camila Noguez e Pedro Lunaris / Realização e produção: Projeto Gompa e Rococó Produções Artísticas e Culturais / Apoio Institucional: Aliança Francesa e Consulado Geral da França em São Paulo

Duração: 50min.
Recomendação etária: livre – ideal para crianças a partir de 07 anos

16h – Os Saltimbancos, na Sala Álvaro Moreyra
Inspirado em um conto clássico dos irmãos Grimm – com texto de Sergio Bardotti, traduzido e adaptado por Chico Buarque – a peça narra a saga de quatro animais que buscam libertar-se de seus patrões. Eles, então, decidem formar um conjunto musical e ir para a cidade atrás de seus sonhos, mas acabam percebendo que o mais importante é encontrar seu lugar de pertencimento.
Direção Geral: Igor Ramos / Texto: Sergio Bardotti / Tradução: Chico Buarque / Elenco: Gabriele Motta, Igor Ramos, Juliana Johann, Renata Severo / Trilha Sonora: Luis Enrique Bacalov / Criação de Identidade Visual: Vergílio Lopes / Fotos: Artecolor / Figurino: Laura Bauermann / Criação de maquiagem: Tuti Kerber / Criação de Cenografia: Grupo Leva Eu / Construção de Cenografia: Luiz Antonio Bassedoni da Silva / Iluminação: Patrik Simões / Operação de som: Juliano Félix / Orientação cênica de teatro animado e confecção de bonecos: Niltamara Gomes / Direção Musical: Mádhava Turyan / Direção Coreográfica: Juliana Johann / Apoio: SBAT, Abramus, Artecolor Fotografia e Bixo Ensaboado Pet Shop / Realização: Grupo Teatral Leva Eu / Produção Executiva: Raiar Produções

Duração: 70min.
Recomendação etária: livre – ideal para crianças a partir de 05 anos

17h às 18h30 – Oficina de Construção de Brinquedos de Sucata

Segunda-feira, 9, às 10h30 e 14h30 – Emef Prof Anisio Teixeira
Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para Crianças
Baseado na obra de um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, a peça é uma divertida e lúdica adaptação para o público infantil. Cheia de batalhas, bruxas e profecias, a aventura transita entre as artes circenses, a contação de histórias e o teatro, encantando adultos e crianças ao trazer de um jeito leve assuntos como ganância, ambição, traição e morte.
Direção: João Pedro Decarli / Elenco: Camila Pasa, João Pedro Decarli e Rodrigo Waschburger / Criação de trilha sonora original e operação de som: Rafael Decarli / Criação e operação de luz: Bathista Freire / Figurino e cenografia: Coletivo Órbita

Duração: 50min.
Recomendação etária: a partir de 6 anos

Terça-feira, 10, às 10h30 e 14h30 – Emef Nossa Senhora do Carmo
Flamenco Imaginário
Livremente inspirada em ‘O corcunda de Notre Dame’, de Victor Hugo, a montagem de dança e música flamenca para crianças estimula a imaginação, ao passo que apresenta personagens que vão na contramão dos estereótipos de perfeição. Um espetáculo lúdico e criativo que transforma o teatro em um lugar mágico e emocionante para crianças e adultos.
Idealização: Daniele Zill / Direção: Denis Gosch / Coreografia: Juliana Prestes / Elenco: Daniele Zill, Graziela Silveira, Juliana Kersting e Juliana Prestes – stand by Juliana Meirelles / Trilha Sonora Original: Giovani Capeletti / Design e Operação de Luz: Leandro Gass / Técnica de som: Vitório Azevedo / Figurino e Cenografia: Antonio Rabadan / Direção de Produção: Daniele Zill

Duração: 50min.
Recomendação etária: livre

Quarta-feira, 11, às 10h30 e 14h30 – Emef Eliseu Paglioli
É Proibido Miar
Baseado no livro infantil de Pedro Bandeira, a peça narra a história de um cãozinho que não via nenhum problema em miar como um gato, mas sua família e dona não pensavam como ele… e é aí que as coisas acontecem! O espetáculo investiga o potencial criativo da Audiodescrição e da Libras para contar esta fábula sobre o respeito às diferenças.
Direção: Denis Gosch / Elenco: Douglas Oliveira, Larissa Sanguiné, Joana Amaral e Juliana Kersting / Assessoria em Libras: Joana Amaral / Audiodescrição: Mimi Aragón / Coordenação Pedagógica: Patrícia Colin / Trilha Sonora Original: Moysés Lopes e Alexandre Fritzen / Iluminação: Casemiro Azevedo / Produção: Juliana Kersting

Duração: 50min.
Recomendação etária: livre – ideal para crianças a partir de 03 anos

Quinta-feira, 12, às 10h, 14h30 e 15h30 – diferentes locais
10h e 14h30 – Guerreiro Lima
Histórias Negras para Crianças de Todas as Cores
Partindo das memórias da atriz e da contação de histórias infanto-juvenis da cultura africana, é trazida a aventura da menina Suma, sua ancestral mais antiga, que se perde em uma floresta encantada no longínquo Norte da África. De forma lúdica, a personagem constrói uma narrativa cheia de aprendizados e que ressignificam os padrões históricos de nosso estado.
Atuação: Dedy Ricardo / Direção: Júlia Ludwig / Trilha Sonora: Ricardo Pavão / Figurino: Margarida Rache / Preparação Vocal: Marlene Goidanich / Produção: Thiago Pirajira

Duração: 30 min.
Recomendação etária: livre – ideal para crianças a partir de 04 anos

15h30 – Cesmar
As Aventuras do Pequeno Príncipe

Sexta-feira, 13, às 10h30 e 14h30 – Emef Monte Cristo
Plugue: Um Desvio Imaginativo
Uma emocionante jornada desenrola-se a partir de um misterioso fio azul que se espalha pela cidade, ligando tudo, todos e provocando insólitas situações para seus habitantes. Uma verdadeira aventura por um mundo onde imaginação e realidade gostam tanto uma da outra que querem ficar juntas para sempre, como um instigante desvio imaginativo.
Direção: Jezebel De Carli / Dramaturgia: Francisco Gick / Elenco: Diogo Rigo, Guega Peixoto, Gustavo Dienstmann e Nina Picoli / Colaboração Cênica: Arlete Cunha / Orientação Pedagógica: Paulo Fochi / Iluminação: Lucca Simas e Bruna Immich / Cenografia e Figurino: Margarida Rache / Criação Audiovisual: Rodolfo Ruscheinsky e Maurício Casiraghi / Trilha sonora original e preparação musical: Beto Chedid / Programação Visual: Sandro Ka /  Fotografia de Cena: Adriana Marchiori e Luan Silveira/ Fotografia de Divulgação: Francisco Gick / Produção: Guega Peixoto e Francisco Gick / Realização: Coletivo Errática
Duração: 60min.
Recomendação etária: livre – ideal para crianças a partir de 04 anos

Sábado Em Cena Sobe ao palco
Sábado, 14, às 15h – Teatro Renascença
Grupo de Teatro Escolar
Alunos do Instituto Estadual Rio Branco com direção da professora Mariana Vellinho
Tecnobrinc
Tecnobrinc é uma brincadeira. Brincar de formar palavras, de encontrar novos significados para os velhos dilemas. Estamos todos, em maior ou menor envolvimento, enredados aos fios da tecnologia, que simultaneamente nos conecta ao mundo e nos desintegra de nossos pares. Ainda sabemos brincar?
Direção e argumento: Mariana Vellinho / Roteiro: Mariana Vellinho com a colaboração dos alunos / Elenco: Ashiley Flores, Julia Dias, Leticia Pereira, Mariana Sheidt, Nicole da Luz, Nycolas Rodrigues, Rafaela Verissimo e Yan Viana
Duração: 30min.
Recomendação etária: livre

Domingo, 15, das 14h às 18h
CEU Restinga
Especial de Fim de Ano do Inclusão em cena na Restinga
Uma tarde repleta de atividades artísticas, com apresentações de espetáculos e diversas brincadeiras
15h – Histórias Negras para Crianças de Todas as Cores
16h – O Natal de Natanael

Reportagem:  Cleber Saydelles/PMPA

Foto: Adriana Machiori/Divulgação PMPA

Compartilhe essa notícia: