“Olhares, Memórias e Caminhos: Retratos e Autorretatos no Manicômio Judiciário” é a exposição com seminário, que será realizada no Instituto de Psicologia/Ufrgs – Saguão e Biblioteca, com abertura às 14h do dia 10.10. –  Dia Internacional da Saúde Mental. Com visitação até 31.10.

Pela primeira vez fazendo o percurso inverso: é o Instituto Psiquiátrico Forense (IPF) que vem, com seus pacientes, ao Instituto de Psicologia da Ufrgs. E não vêm calados ou amordaçados e sim com voz no microfone e muita arte – pinturas e máscaras. Vêm com status de artistas, com muitas vendas e exposições anteriores.

A exposição apresenta um elenco de trinta máscaras e trinta telas, de vinte artistas: retratos e autorretratos, de sabor expressionista, com traços rápidos e precisos, de colorismo vivo e harmônico. Obras criadas nas Oficinas do Artinclusão – um território de liberdade criado e defendido dentro de uma Instituição Total: prisão e manicômio. Um lugar onde a pessoa é duplamente silenciada: um sujeito duplamente suposto NÃO saber de si. O Projeto Artinclusão inverteu esta situação com pincel, tinta, cavalete, papel, afeto, conhecimento, escuta, acompanhamento, valorização, encorajamento para o protagonismo, que será comprovado neste evento, depois de se olhar no espelho, olhar para o outro, imaginar um personagem, criar uma máscara concreta.

O debate se dará nos cruzamentos e atravessamentos entre abordagens da Saúde Mental, com a Psicóloga do projeto: Maynar Vorga, e as diferentes concepções de Justiça apresentadas pelo Juiz Luciano André Losekann ,da VEPMA (Vara de Execussão de Penas e Medidas Alternativas), que acompanha judicialmente os própios artistas, que darão a sua versão, mediados pelo poder transformador da arte, representado pelo Artista Plástico idealizador do Artinclusão: Aloizio Pedersen.

O evento é uma promoção conjunta do Instituto de Psicologia, Serviço Social e Comunicação Humana, com todo cuidado técnico-profissional, inclusive com croqui da exposição. De extensão universitária, com certificado de presença para quem quiser participar.

Maiores informações do evento: – https://www.facebook.com/events/169850020569498/;

Fonte: Aloizio Pedersen